Os bebês adoram tomar banho e se sentem muito à vontade cercados de água pois viveram assim durante nove meses dentro do útero de suas mães. No entanto, as condições uterinas eram bastante diferentes das grandes e espaçosas banheiras que as mães usualmente compram para seus bebês, e que podem até mesmo dificultar o banho, já que a atenção e o cuidado com o pequeno precisam ser redobradas.
Diante deste cenário, uma técnica promete fazer a felicidade dos pequenos, trazendo muitos benefícios a eles, é o chamado banho de balde. Veja a seguir como funciona:
O que é o banho de balde?
O banho de balde é exatamente o que sugere o nome: um banho no bebê realizado dentro de um balde. O bebê é colocado em um balde onde fica agachado, como ficava no útero, com água morna até a região do peito.
Leia ainda: Como ensinar o bebê a andar?
Que balde utilizar?
O balde utilizado é um balde normal e tradicional, mas o do bebê deve ser novo e estar limpo, em perfeito estado. O melhor é utilizar os modelos transparentes, que permitem que o bebê seja visto por completo. O balde deve ficar bem ajustado ao bebê. O banho de balde só é possível nos primeiros meses de vida, já que o tamanho do bebê permite que ele fique bem colocado dentro do balde.
Até quando dar banho de balde?
Devido ao crescimento dos bebês, o indicado é que seja feito até os seis meses de idade ou até o momento que a criança conseguir ficar bem, confortável, dentro do balde. Se ele já estiver crescido, não force, adote a banheira.
Benefícios
O banho de balde é uma maneira prática de lavar o bebê, além de deixar a criança feliz, se sentindo bem, tranquila, calma e relaxada.