É cada vez maior o número de mulheres que opta pelo parto em casa, o também chamado de parto humanizado. Elas decidem por ele para terem a chegada de seus bebês no aconchego do lar, um local com as quais já estão acostumadas e se sentem bem, já que o momento é de tensão e expectativa. Lá poderão ainda contar com a presença e apoio de toda a família.
No entanto, para realizar o parto em casa é necessário que os preparativos sejam realizados com todo o cuidado. Tudo precisa estar acertado e muito bem organizado para que o nascimento seja tranquilo.
Se você deseja ter seu bebê em casa, veja os principais cuidados e providencias a tomar antecipadamente:
Materiais necessários
Existem alguns materiais que o médico ou a parteira vão solicitar. Lembre-se de deixar tudo organizado com certa antecedência – pelo menos três semanas da data marcada – para não precisar sair correndo atrás das coisas quando começar o trabalho de parto.
Leia ainda: Copos certos para cada fase do bebê
Tudo planejado
Durante a gestação o casal precisa decidir quem fará o parto, se um médico e uma parteira, e deixar cada detalhe combinado, desde o local mais adequado até o hospital para onde ir em caso de um imprevisto.
A importância do pré-natal
Se o acompanhamento médico pré-natal já é fundamental para qualquer gestação, neste caso ele fornece as informações necessárias sobre a saúde da gestante e sobre a gestação de maneira geral. Mulheres com algum tipo de problema ou complicação não podem fazer o parto em casa, devem ir a um hospital.
Por dentro do assunto
Antes do parto, o casal deve ler bastante sobre o assunto, assistir a vídeos, visitar páginas na internet para que não existam mais dúvidas e também para aumentar a confiança neste tipo de parto.