A vida moderna deixou para traz muitos costumes de antigamente. Antes, as mulheres se casavam mais cedo e tinham seus filhos por volta dos 20, 20 e poucos anos. Hoje, o casamento torna-se cada vez mais tardio e a mulher não se dedica apenas aos cuidados domésticos: ela tem uma carreira e ampla vida acadêmica. Na maioria dos casos, a maternidade é buscada após a segurança e a realização profissional.
Apesar da mudança na vida feminina, o corpo humano continua o mesmo? Qual é a melhor idade para engravidar e por quanto tempo é possível adiar a maternidade com segurança?
Os 20 e poucos anos
No que se refere à saúde, a idade dos 20 e poucos anos é considerada a melhor, pois as chances de complicações como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia são muito baixas. Mas, outros problemas podem ser considerados, como a falta de maturidade para se ter um bebê, já que a adolescência tem sido cada vez mais prolongada.
Leia ainda: Como tratar queimaduras em bebês
Os 30 anos
É cada vez maior o número de mulheres que desejam ser mães após os 30 anos. Nesta idade, os óvulos já estão um pouco mais velhos, mas a mulher possui maior estabilidade financeira e emocional para cuidar da criança, aproveitando muito mais a gestação.
As mulheres costumam ter ainda mais condições e vontade de se cuidar nesta fase, tornando a gestação um momento ainda mais especial.
Depois dos 35
Após os 35 anos torna-se mais difícil, já que cai a fertilidade feminina, e a gestação pode ser de risco. A partir desta idade, a quantidade e a qualidade dos óvulos cai consideravelmente.
Medicina reprodutiva
Nos últimos anos, cresceu muito o número de alternativas para as mulheres mais velhas que desejam ter filhos. Algumas delas são a fertilização in vitro e o congelamento de óvulos.
Sendo assim, as mulheres devem avaliar vários pontos antes de decidir pela maternidade, mas a questão da idade é preponderante e deve sempre ser considerada.