Você sabe qual é a diferença entre barriga de grávida e gordura? Muitas pessoas confundem os sintomas aparentes de gravidez com excesso de peso e vice-versa.
Entenda como diferenciar os dois casos para identificar uma possível gestação.
Veja também: 13 Sintomas de gravidez que ninguém sabe
Qual a diferença entre barriga de grávida e gordura?
Antes de tudo, é importante saber que o crescimento da barriga deve ser um dos últimos sintomas a serem considerados para desconfiar de uma gestação. Então, em caso de suspeita de gravidez, deve-se prestar atenção em outros sintomas.
O primeiro deles é o atraso menstrual, seguido da ocorrência frequente de corrimento, enjoos matinais, cólicas, alterações na fome, sono e cansaço. Contudo, nem todas as mulheres vivenciam todos esses sintomas de forma conjunta.
Ainda assim, o crescimento da barriga não deve ser um dos principais sintomas no início. Isso porque a barriga só começa a aparecer a partir da 12ª semana de gestação.
Confira ainda: Como saber se estou grávida?
Mesmo assim, é apenas uma pequena protuberância inicialmente. Além disso, o desenvolvimento da barriga de gravidez pode variar bastante de mulher para mulher.
A principal diferença entre barriga de grávida e gordura é que a barriga de gravidez é mais firme e durinha. Outra distinção é que ela começa a aparecer embaixo da barriga, na região mais próxima do umbigo.
Já a barriga formada a partir do acúmulo de gordura tende a ser mole e cobrir toda a região do abdômen. Assim, pode se dizer que ela é mais “espalhada”.
Como a barriga fica no início da gravidez?
Como informamos acima, nos primeiros meses não há alterações significativas na barriga da mulher gestante. O tamanho da barriga vai depender de cada gestação, de modo que não há um padrão.
Saiba mais: Tamanho da barriga mês a mês da gestação
Há mulheres que só ficam com barriga mais aparente a partir dos 5 meses, enquanto outras já conseguem notar alguma diferença com 3 meses.
No entanto, mesmo sem estar aparente, é comum que a barriga comece a endurecer ainda no início da gestação, mais especificamente, por volta da 8ª semana.
É possível notar em alguns casos que o “pé da barriga” apresenta mais inchaço e firmeza do que antes de engravidar.
Barriga de grávida dobra quando senta?
Isso vai depender de cada mulher, então, também não há um padrão definitivo. Em mulheres com baixo percentual de gordura corporal, é observado que não é comum que a barriga dobre.
Já no caso de mulheres que possuem um percentual de gordura mais alto, a barriga de grávida pode dobrar sim. Assim, isso vai depender da estrutura de cada corpo e do percentual de gordura.
Grávida consegue murchar a barriga?
Algumas mulheres grávidas conseguem murchar a barriga sim. Inclusive, viralizou recentemente um vídeo de TikTok de uma jovem dos Estados Unidos, que conseguia murchar a barriga de forma impressionante. Contudo, essa ação não é recomendada pelos médicos.
Isso porque o movimento de comprimir o útero pode causar dificuldades para os bebês receberem nutrientes e oxigênio através da placenta e do cordão umbilical. Em alguns casos, pode até mesmo ocasionar um parto prematuro.
Como apertar a barriga para saber se está grávida?
Um desconforto incomum na barriga pode ser um sintoma de gravidez porque algumas mulheres sentem muitas cólicas e dores na região do baixo ventre.
Assim, algumas mulheres tentam fazer movimentos de apertar a barriga, para verificar se a dor se intensifica. O aperto na barriga também pode ajudar a notar pequenos caroços ou calombos, que podem ser outro sinal.
No entanto, não é recomendável apenas considerar a aparição desse sintoma como uma possibilidade de gravidez. Afinal, essas dores e cólicas podem ser decorrentes de TPM (Tensão Pré-Menstrual), gases ou até mesmo ter outras origens.
Especialmente para mulheres que têm sobrepeso, é importante identificar a diferença entre barriga de grávida e gordura através de outros sintomas.
Os sintomas principais que devem ser considerados são o atraso na menstruação, náuseas e enjoos, aumento de secreção vaginal, alterações de humor repentinas e vontade frequente de urinar.
Ainda que uma análise de toque identifique que a parte inferior da barriga está mais dura, isso também não pode ser uma certeza de gestação. Há outras ocorrências, como cistos, que provocam reações semelhantes.