Se você decidiu abrir uma loja para trabalhar com a revenda de roupas de bebê, a primeira coisa a fazer é uma análise da concorrência mais próxima que você terá no local.
Existem outras lojas? São lojas pequenas ou com uma grande variedade de produtos? São franquias ou lojas independentes? Existem potenciais compradores para uma loja de roupas para bebês?
Isso vai te dar uma ideia das possibilidades que sua loja pode ter naquele lugar. Isso não significa que se houver concorrência você não terá sucesso.
Claro que se você oferecer algo que é importante para os compradores, poderá ter sua participação no mercado, mas será um pouco mais complicado do que se não houver concorrência.
Abrir uma loja de roupas para bebês pode ser uma excelente atividade de negócios se forem seguidas certas etapas que levam ao sucesso.
Que tipo de loja você quer?
Todos nós sabemos que quando um bebê está para nascer, há centenas de coisas que pensamos em comprar, desde roupas de bebê até móveis de quarto.
É importante determinar que tipo de loja você deseja abrir. Podem existir várias opções, como:
- Uma loja que só vende roupas de bebê atacado, ou uma que, além de roupas, ofereça outros produtos, como brinquedos, utensílios, móveis, etc.
- Você também pode escolher entre uma loja com produtos de gravidez e roupas de bebê.
- Uma loja independente ou uma franquia de roupas para bebês.
- Escolher um determinado nicho ou setor sociodemográfico como mercado-alvo, por exemplo, roupas de bebê para famílias com baixo orçamento ou roupas de bebê para famílias com certo poder aquisitivo. Escolher um nicho é muito importante para selecionar o tipo de roupa de bebê que você vai vender e como você vai se comunicar com seus clientes em potencial.
Aspectos legais
Veja com um consultor, todos os procedimentos necessários para abrir uma loja de roupas de bebê, lembre-se que haverá procedimentos em nível local, regional e nacional.
Mas, é melhor que você vá a um profissional que tenha conhecimento, de acordo com a localidade, no que você vai abrir a loja.
Isso inclui a escolha do nome da loja. Ele deve ser um nome fácil de lembrar e com uma imagem que represente o que você deseja para sua loja.
Locação do local
A procura das instalações é uma das decisões mais importantes, pois encontrar um bom ponto de venda é crucial para o sucesso do negócio.
A área das instalações dependerá do tipo de negócio que necessita. Pense que você precisa de um armazém para o estoque não exposto, bem como possivelmente um pequeno escritório, banheiro e obviamente a área de vendas.
Procure um local que seja visível, que tenha a possibilidade de colocar uma boa vitrine e que cumpra as normas de segurança que a Câmara Municipal exige.
Verifique se é uma área com bom tráfego de possíveis clientes para trabalhar na gestão da sua clientela.
Se você optou por uma franquia, as instalações devem ter certas características definidas pelo franqueador.
Equipamentos e estoque
Dependendo se você vai instalar uma franquia ou um negócio independente, esse item funciona de forma diferente.
Se for uma franquia, é muito importante que você saiba como o estoque é gerenciado.
Em algumas franquias, a cada temporada, você tem a opção de devolver as peças que não são vendidas, mas na maioria delas, você terá que adquirir o estoque da temporada com bastante antecedência e não em consignação.
Nesse caso, é preferível que, embora você não conheça seus níveis de vendas, não adquira estoque em excesso.
Se pretende abrir uma loja independente, recomendamos que tenha uma boa variedade dos produtos mais comuns nas listas de bebê.
Se você quer comprar roupas de bebê, escolha muito bem seus fornecedores, eles vão te orientar. É importante que você negocie as condições de pagamento, entrega e devoluções.
Quanto aos equipamentos, os básicos são cabides, caixa registradora, displays, sistema telefônico, impressora, sistema de leitura de código de barras, software de contabilidade empresarial (faturamento, estoque, contas a receber, contas a pagar).
Seguro empresarial
Também é recomendável que você faça uma apólice para sua loja, que cubra riscos como: incêndio, inundação, responsabilidade civil, roubo, quebra de vidro, etc.
Divulgação da sua loja de roupa de bebê
É importante que você pense em diferenciais para o seu negócio antes mesmo de abri-lo. Direcione a promoção para aquele segmento que você quer ter no seu negócio.
Anuncie na mídia local, organize atividades para as futuras mamães, como uma conferência ou workshop, ofereça descontos para quem vier na primeira semana, crie algum tipo de programa de fidelidade.
Envie mensagens promocionais para aqueles que, não sendo pais, estão interessados em comprar presentes para bebês, como: avós, tios, amigos, etc.
Você pode usar mídias locais, revistas relacionadas à maternidade/paternidade, flyers, redes sociais, entre outros.
Uma loja de roupas de bebê pode ser um negócio muito lucrativo. Reserve um tempo para estudar o mercado, as preferências, seus lugares favoritos para fazer compras, o orçamento que tem para as roupas de bebê, etc.
Fazer tudo isso com bastante esforço pode ser fundamental para que seu negócio perdure ao longo do tempo de forma lucrativa.