Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para uma gestação também saudável e segura, afinal, a mulher está de fato comendo para dois. Os alimentos certos reúnem as vitaminas e os minerais que o bebê precisa para uma formação adequada e sem deficiências. Para a mãe os benefícios existem também: disposição, bem-estar, funcionamento correto do intestino etc.
Como ter alimentação ideal?
Em primeiro lugar, a gestante nunca deve fazer dietas ou regimes. As restrições alimentares podem prejudicar a formação do bebê de maneira grave e definitiva. Este não é momento de perder peso. A alimentação correta e balanceada já irá evitar o ganho excessivo de peso durante a gestação. Caso a mulher tenha problemas com a balança, é possível consultar um nutricionista. O profissional pode criar um programa nutricional especifico para cada caso, sem prejuízos para o bebê ou para a mulher.
Leia ainda: Dicas para adormecer o bebê
Quantos quilos é normal ganhar durante a gravidez?
As mulheres podem engordar de 5 a 13 quilos. Este ganho será perdido após a gravidez, inclusive com a amamentação do bebê. Porém, mesmo não devendo fazer dieta, usar a gestação para comer exageradamente também não é correto.
De maneira geral, as gestantes necessitam de 300 calorias a mais todos os dias.
Desejos
A vontade súbita por alguns alimentos específicos – e algumas vezes estranhos – é normal durante a gestação. Se você utilizar da moderação, poderá aproveitá-los sem culpa. No entanto, se coisas muito diferentes fizerem parte de sua lista de desejos, consulte seu médico para saber por que ocorrem.
Proteína, ferro e cálcio
A gestante precisa de 60 gramas a mais de proteína e de 15 a 30 gramas a mais de ferro diariamente. O cálcio, que vai formar ossos e dentes do bebê, deve ser ingerido na quantidade de 1.200 mg por dia.
Álcool
O consumo de álcool durante a gestação pode causar anomalias e retardos. Como não se sabe precisar uma quantidade segura, a indicação é não ingerir bebida alcoólica durante a gestação.