O que fazer em caso de queda na gravidez?

Eles são temidos, mas muito recorrentes. Antes o que era apenas um tropeção facilmente controlável, durante a gestação pode levar ao chão.

Alguns tombos não oferecem riscos à mulher ou sua gestação, mas o ideal é evitá-los. Saiba mais sobre o assunto a seguir:

Tombos aumentam

Os tombos podem aumentar ou ficar mais fáceis de acontecer durante a gestação? A resposta é sim.

Isso porque o centro de equilíbrio da mulher muda e vai se deslocando para a frente conforme sua barriga cresce – o que acontece principalmente a partir dos sete meses de gestação.

 Leia ainda: Posição ideal para o bebê nascer

Riscos das quedas

Na maioria dos casos, as quedas não prejudicam o bebê, a menos que a mulher já tenha algum problema com sua gravidez.

Quando a gestante cai, a criança sente apenas um chacoalhão dentro do útero, nada prejudicial.

Porém, se a gravidez possui alguma complicação, o tombo pode fazer com que a placenta se desloque e se solte do útero, levando ao sangramento e até ao aborto – isso é mais comum em mulheres que possuem problemas com a placenta.

O que fazer após o tombo?

Se você cair, é importante seguir alguns cuidados. Levante devagar ou peça ajuda para levantar – para que a pressão não caia. Em seguida, ligue para o médico que acompanha a gestação. Ele vai indicar o que é melhor – às vezes exames.

Como evitar os tombos?

Para não sofrer com as consequências, evitar o tombo é a melhor alternativa:

  • Não suba em cadeiras ou bancos para pegar coisas no alto de armários;
  • Evite sapatos de salto alto. Prefira os mais baixos, que facilitam o caminhar e o equilíbrio;
  • A gestante deve controlar seu peso durante toda a gestação. O ganho de muitos quilos extras dificultam os reflexos e o equilíbrio;
  • Fique longe de pisos molhados no banheiro, cozinha etc.

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 3 comentários

  1. ANA

    ADOREI O SITE

  2. Iza

    Mesmo sapatilhas baixas, com solado liso, podem ser perigosas. Vale a pena cuidar do tipo de solado de todos os calçados antes de usá-los. Tentar, sei que não é fácil para as mais agitadas, mas diminuir o ritmo é importante. Tente não fazer as coisas com pressa e caminhe mais devagar.

  3. ROSANGELA

    MINHA NORA SOFREU UMA QUEDA DE COSTAS NA ESCADA ESTANDO GRAVIDA DE 4MESES NAO PODE TIRAR RX GOSTARIA DE SABER SE PODE FAZER ULTRASSOM DA COLUNA E LOMBAR

Deixe um comentário