As brotoejas são um problema que aparece na grande maioria dos bebês pelo menos uma vez durante a infância, e apesar de não oferecerem grande perigo, podem incomodar bastante, e merecem atenção para o bem estar dos pequenos.
As brotoejas são pequenas bolinhas rosadas que surgem na pele do bebê, geralmente em locais específicos. Veja a seguir como proteger seu filho:
Como e por que se formam as brotoejas?
As brotoejas ocorrem quando as glândulas sudoríparas não conseguem expelir facilmente o suor produzido e ficam “sufocadas”. O problema acontece na maioria das vezes em bebês mais gordinhos, já que suas dobrinhas acumulam suor, aumentando a probabilidade do surgimento de brotoejas.
As bolinhas aparecem geralmente nas costas, peitos, axilas, parte interna da coxa e rosto dos bebês.
Veja também: Como regular o sono dos bebês
Como tratar? Dicas para cuidar das brotoejas
As brotoejas não são um problema grave, mas podem incomodar muito os bebês. No entanto, existem casos e casos, e algumas crianças podem apresentar quadro agravado, o que inclui o surgimento de pus. Se isso ocorrer, um médico deve ser procurado imediatamente. Ele poderá receitar loções líquidas anticépticas e refrescantes ou antibióticos locais.
Pequenos cuidados podem ainda ajudar muito a afastar as bolinhas e diminuir o incomodo dos bebês:
- Não ofereça doces ou alimentos gordurosos às crianças, o que aumenta a temperatura corporal e pode provocar o surgimento de mais brotoejas;
- Não aplique talco ou pomadas no bebê sem orientação médica;
- Dê banhos com uma mistura de água e amido de milho;
- Seque o bebê suavemente após o banho, não esfregue a toalha com força;
- Vista o bebê com roupas leves e frescas e não deixe que fiquem expostas ao sol.
Confira: Dentinhos nascendo: o que muda?
Pingback: gestacaobebe.com.br – Como esterilizar mamadeiras, chupetas e acessórios do bebê