O jumperoo é uma atração para as crianças. O brinquedo permite que elas fiquem em pé e que se movimentem, ao mesmo tempo interagindo com os brinquedos ao redor. Apesar de ser sucesso entre os pequenos, muitas mães têm dúvidas quanto à segurança e também em relação à melhor idade para ser usado.
Benefícios
Os principais benefícios do jumperoo estímulos táteis, visuais e auditivos. A fala do bebê também é estimulada, bem como seu desenvolvimento cognitivo, lógico, motor, emocional e social.
Leia ainda: Quando o bebê começa a sorrir?
Quando deve ser usado?
O jumperoo deve ser usado por bebê com idade a partir de seis meses ou quando eles já conseguem ficar sentados, sustentando o tronco e cabeça sozinhos. O brinquedo não é recomendado para crianças que já aprenderam a andar.
É seguro?
Observe sempre se o equipamento que você vai comprar é certificado pelos órgãos responsáveis e se possui sistema antiquedas, evitando acidentes em escadas, rampas e pisos irregulares.
O assento do jumperoo é giratório, permitindo que o bebê consiga brincar facilmente com todos os brinquedos que o cercam. São ainda três alturas ajustáveis.
Andador x jumperoo
O uso do andador tem sido contraindicado por pediatras não só no Brasil, mas também em outros países. Eles afirmam que o objeto não traz benefícios aos bebês, ao contrário. Os especialistas se baseiam principalmente nos riscos oferecidos, como quedas – inclusive com traumatismo craniano, que podem ser fatais –, queimaduras, intoxicações, afogamentos etc. O andador causaria ainda atraso no desenvolvimento psicomotor da criança, que demoraria mais tempo para se sustentar em pé e dar os primeiros passos sozinha.
Recomendações
As crianças com menos de um ano tendem a se cansar rapidamente, por isso é importante que os pais as deixem apenas por algum tempo no jumperoo. O descanso é fundamental. O tempo exato varia de criança para criança, isso deve ser avaliado pelo adulto responsável.