Por muito tempo, os médicos acreditavam que a musculação era uma atividade não recomendada para as mulheres gravidas pois não podiam oferecer qualquer garantia da segurança e não havia comprovação de benefícios. Sendo assim, propunham que elas realizassem exercícios mais leves. No entanto, um recente estudo realizado nos Estados Unidos mostrou o contrário, que a musculação pode trazer ser muito benéfica às gestantes.
Estudo científico
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Georgia descobriu que a musculação, quando praticada com moderação, pode trazer inúmeros benefícios para as mulheres gravidas. O estudo, já publicado na Journal of Physical Activity and Health, avaliou os efeitos da musculação em 32 gestantes. As variáveis observadas foram o peso utilizado, as mudanças na pressão sanguínea e os possíveis efeitos colaterais por um período de 12 semanas.
Ao final, os resultaram foram positivos e nenhuma mulher apresentou lesões músculo-esqueléticas.
Leia ainda: Primeira consulta do bebê – Tire suas dúvidas
A recomendação dos médicos: quem pode fazer musculação?
A segurança e a eficácia da musculação não haviam sido constatadas antes, mas agora os médicos poderão recomendá-la. A musculação pode ser indicada para qualquer gestante, desde que ela seja supervisionada por um profissional e desde que a gestação seja de baixo risco.
Avaliação médica prévia
De qualquer maneira, a recomendação da musculação só deve ser feita pelo médico após avaliação da saúde da gestante e das condições de sua gestação.
Cuidados
A musculação pode causar tonturas, dores de cabeça e dores pélvicas, por isso é necessário que seja feita com moderação e somente com a liberação médica.
Os exercícios físicos possuem ainda a capacidade de aliviar a tensão e relaxar, fazendo com que a noite de sono seja muito mais tranquila.
Outras atividades
Outros exercícios leves também podem ser praticados pelas gestantes, sempre sob orientação médica. Caminhadas, hidroginástica e ioga são excelentes opções para mulheres gravidas e trazem muitos benefícios.