É grande a oferta de leites para o bebê, mas, quando é permitido oferecer a ele o integral, que os adultos costumam beber? Os bebês, mesmo fora do útero materno, continuam se desenvolvendo, e muitas vezes seus organismos não estão prontos para receber determinados alimentos. Veja a seguir qual é o momento certo para dar à criança leite integral:
Leia ainda: Hérnia no umbigo do bebê
Leite materno e leite integral
Os médicos recomendam que até completar um ano de vida, o bebê se alimente apenas de um tipo de leite, o materno. Caso não seja possível, existem algumas fórmulas desenvolvidas especialmente para esta idade. A partir do primeiro aniversário, no entanto, ele já está pronto para ingerir leite integral.
O motivo para isso é que o leite integral é composto por proteínas complexas que podem fazer muito mal para a mucosa intestinal do pequeno, causando séria enterite alérgica, perda de sangue, anemia e alergia ao leite e derivados.
O leite integral também não permite que a criança absorva a quantidade de ferro ideal e necessária para a idade, possuindo mais sal do que o recomendado para os rins infantis.
Quantidade indicada
Mesmo após completar um ano de idade, o leite continua sendo muito importante para o desenvolvimento do bebê, fornecendo cálcio, magnésio, proteínas e vitaminas. O consumo deve contemplar a quantidade de 500ml a 750ml ao dia de leite integral.
Se o bebê começar a se mostrar pouco interessado no leite, ofereça a ele derivados como iogurtes, queijo branco, etc. Outra alternativa interessante é colocá-lo em pratos como bolos, pudins, molhos e oferecer ao pequeno.
Ferver ou não?
O leite integral UHT ou longa vida não precisa ser fervido. Já o leite não pasteurizado, como o retirado diretamente da vaca, precisa ser fervido antes do consumo. O leite materno não deve ser fervido para não perder suas propriedades benéficas.
É o leite de soja ele podem engerir.meu filho tem 10 meses.tambemvtem alergia a proteína do leite ele pode tomar o leite de soja?