O aumento dos gases é um sintoma comum durante a gestação. O problema parece simples, mas pode causar muito desconforto e incomodo às gestantes. Veja a seguir algumas dicas para diminuir a formação dos mesmos:
Gases na gravidez
A formação de gases na gestação de fato aumenta, e as mulheres não devem se assustar quando sentirem repentina vontade de arrotar ou se precisarem desabotoar o botão da calça para aliviar a sensação de estufamento.
A explicação para o fenômeno é que a progesterona produzida na gestação relaxa os tecidos do trato gastrointestinal, diminuindo inclusive a digestão de alimentos, causando aumento dos gases, principalmente após as refeições.
Nos meses finais da gestação, o aumento do útero pressiona o estômago, provocando além dos gases também azia e prisão de ventre.
Leia ainda: Cuidados com a pele do bebê no verão
Como evitar os gases?
A alimentação deve ser modificada para evitar gases. O primeiro passo é evitar e substituir alguns alimentos que causam o problema, como feijão, ervilha, brócolis e couve-flor. Vá alternando até descobrir qual de fato é o verdadeiro vilão no seu caso.
Os laticínios também causam muitos gases nas mulheres que têm intolerância à lactose. Evitar alimentos gordurosos e frituras, além de fazer bem para a gestação de forma geral, também evita a formação de gases. Isso ocorre pois estes alimentos dificultam a digestão.
Outras dicas importantes
- Não coma exageradamente em uma única refeição. Prefira fazer várias refeições ao longo do dia, comendo pouco em cada uma delas;
- Mastigue bem cada alimento de seu prato. Coma devagar e não fale enquanto estiver mastigando;
- Evite ingerir líquidos juntamente com a comida, o que atrapalha a digestão. Prefira tomar sucos ou água cerca de 30 minutos após terminar a refeição;
- Não utilize roupas que apertam a região do abdomem. Prefira as mais folgadas e feitas em tecidos leves;
- Não fume;
- Faça exercícios leves, que ajudam a aliviar os gases, como caminhadas.
Amei essa reportagem sobre gases, pois não tinha mas agora devido a gravidez sinto constantimente um desconforto, é horrível.