Os nomes indígenas, em sua maioria, foram criados com base em elementos encontrados na natureza. Por isso, ao escolher um deles para batizar o seu bebê, estará também escolhendo um nome original, com um significado belo e que faz parte das raízes brasileiras.
Muitos desses nomes são comuns em nossa população, pois já são usados há tempos não só entre os povos indígenas. Porém, muitos deles não são nada comuns.
Confira a seguir alguns nomes indígenas comuns e raros para meninos e meninas, além de vários dos seus significados.
Nomes indígenas masculinos para bebês
Um detalhe interessante dos nomes de origem indígena é que muitos deles apresentam algumas variações em sua grafia, como uso de “y” no lugar do “i”, ou “c” no lugar de “k”, e vice-versa.
Por isso, na hora de escolher o nome para o seu bebê, poderá optar pela grafia que seja mais do seu agrado.
Em relação aos nomes indígenas masculinos, muitos deles estão relacionados a algum animal ou prática comum aos homens indígenas. Dessa forma, o nome geralmente tem como objetivo indicar alguma característica desejada para os bebês desenvolverem ao crescer.
Em ordem alfabética, confira a lista com vários nomes masculinos indígenas:
A
- Abaeté
- Acauã
- Acir
- Airy
- Anori
- Apoema
- Araruna
- Arapuã
- Avaré
- Avati
C
- Caramuru
- Cauã
- Caubi
- Cauê
- Coaraci
- Cobi
E
- Enarê
- Endi
- Epi
G
- Grajaú
- Guaraci
H
- Hurassí
I
- Iberajá
- Iberê
- Ikal
- Inã
- Iraê
- Iraí
- Irapuã
- Itagiba
- Itambé
- Itaú
- Ivair
J
- Jaci
- Jacimar
- Jacir
- Jandir
- Jari
- Joaci
- Juraci
- Jurandir
K
- Kaique
- Kaluanã
- Kanauã
- Kauê
- Kayke
M
- Macunaíba
- Mair
- Marã
- Marani
- Moacir
- Murici
P
- Peri
- Piatã
- Pirajá
- Porã
- Poti
R
- Raoni
- Rudá
S
- Sami
T
- Taiguara
- Tibiriçá
- Toriba
- Tupã
U
- Ubá
- Ubiraci
- Ubirajara
- Ubiratã
- Uirá
Y
- Yakecan
- Yancy
- Yank
Lista de nomes indígenas femininos
Vários dos nomes indígenas para meninas são conhecidos, pois estão presentes em nosso cotidiano. A maioria deles tem origem em palavras que representam flores, árvores e eventos naturais que indicam delicadeza ou beleza.
Veja a seguir alguns desses belos nomes:
A
- Açucena
- Aiyra
- Alira
- Amana
- Anaí
- Anahi
- Anajá
- Araci
- Ayasha
C
- Ceci
I
- Iacina
- Iandra
- Iara
- Inaiê
- Inara
- Indira
- Iracema
- Iraci
- Iraí
- Irani
- Iúna
J
- Jaci
- Jacira
- Jaciara
- Janaína
- Jandira
- Juçara
- Jupiara
- Juraci
- Jurema
- Jussara
K
- Kaia
- Kaolin
- Kauana
- Kauane
- Kauani
M
- Maiara
- Maiara
- Maíra
- Maya
- Moama
- Moara
- Moema
N
- Nadi
- Naná
- Niara
- Nina
- Nita
P
- Potira
R
- Raíra
T
- Tainá
- Taynah
- Tallulah
- Thainara
U
- Uyara
W
- Winona
Z
- Zaila
Nomes indígenas e seus significados
É comum os indígenas usarem alguma característica que esteja relacionada com o momento do nascimento da criança. Também há nomes que indicam algum elemento da natureza, atributo físico ou que seja uma forma de fazer uma homenagem aos deuses.
Seja no caso de nomes indígenas de menino ou menina, isso trouxe uma variedade muito bonita e original. Por isso, não será uma tarefa difícil encontrar um nome que tenha uma bela pronúncia e que carregue um significado que agradará quem deseja batizar o bebê.
Aimberê
De origem tupi, esse nome tem o significado de “forte”, “intenso” ou “vigoroso”.
Aimorê
Vem da palavra aymore e quer dizer “aquele que morde”. Também é o nome de uma etnia indígena localizada na Bahia.
Amanayara
Trata-se de um nome que vem da união de duas palavras: amana, que quer dizer “chuva” e yara, que significa “senhora”. Por isso, é traduzido como “senhora da chuva” ou “aquela que envia a chuva”.
Amary
Assim como a sua variante Amari, significa “árvore frondosa”.
Anajé
Esse é o nome vem de uma ave de rapina, que pode ser encontrada na região do Amazonas.
Apoena
De origem no tupi-guarani, é traduzido como “aquele que enxerga longe”. Tem como variação o nome Apoema.
Baependi
Nome que tem origem na palavra tupi maependi, que tem o significado de “clareira” ou “lugar limpo”. Também há quem diga que sua origem vem do termo mba’eapiny, que quer dizer “rio do monstro marinho”.
Iara ou Yara
Esse é um nome indígena muito apreciado, que vem do tupi-guarani. Ele se origina da palavra Y-îara, que quer dizer “mãe d’água” ou “beleza que vem das águas”. Além disso, também pode ser traduzido como “dominadora”.
Iapuama
O significado desse nome pode ser traduzido como “cheiroso” ou “aquilo que é perfumado”.
Iberê
É formado pela união dos termos ü, que traz o significado de “rio” e tiri’ri, que quer dizer “arrastar-se”. Assim, esse nome tem a tradução de “rio que se arrasta”.
Iracema
Nome popular no Brasil por ser o título, é formado pelas palavras ira, que tem o significado de “mel”, e acema, que é traduzido como “algo que escorre”. Por esse motivo, esse nome pode trazer o significado de “de onde sai o mel”, “mel que sai em grande quantidade” ou ainda “aquela que esbanja doçura”.
Janaína
Enquanto alguns pesquisadores acreditam que o nome tenha origem afro-brasileira, há os que afirmam que sua origem é indígena. Seja como for, ele traz consigo o significado de “deusa do mar”, protetora do lar”, “rainha do mar ou “sereia dos rios”.
Jacira
Trata-se de um nome de origem tupi e que vem da junção do termo yaci, que quer dizer “lua” e da palavra yara, que tem o significado de “senhora”. Por esse motivo, ele pode ser interpretado como “senhora da lua”, “dona da lua” ou “aquela que nasceu na lua”.
Juraci
Esse nome unissex que vem do tupi. Tem origem na união da palavra jura, que significa “boca” e cy, que quer dizer “mãe”. Desse modo, ele traz o significado de “boca materna”.
Jurandir
Nome tupi que foi criado pela palavra jura, que significa “boca” e a palavra ndieira, que traz o significado de “abelha de mel”. Assim, o significado pode ser interpretado como “aquele que diz palavra doces”.
Jurema
De origem tupi, esse nome vem da união da palavra yu, que significa “espinho” e rema, que traz o significado de “odor”. Desse modo, forma o nome yu-r-ema, que quer dizer algo como “árvore que tem espinhos com aroma forte”.
Kaíque
O nome significa “ave aquática”, da mesma forma que sua variante Caíque. Outra interpretação para esse nome é “pessoa que desliza sobre as águas”.
Kauã
Assim como as suas variantes (Cauã, Cauê, Kauan), esse nome quer dizer “gavião”. Também pode indicar outra ave de rapina, como o falcão, e tem a intenção de indicar características como força, visão e rapidez.
Kauane
Trata-se da variante feminina do nome Cauã (ou Kauã) e também apresenta outras variações, como Kauany ou Kauani. O nome, assim como na versão masculina, quer dizer “gavião”.
Mayara
Esse nome vem do tupi e significa “bisavó”. Ele surgiu da união das palavras maya, que quer dizer “mãe” e o termo aryia, que tem o significado de “avó por parte de mãe”. Também é possível que ele tenha origem uapixana e, nesse caso, poderia trazer o significado de “bicho”.
Taianara ou Thaynara
Da mesma origem que o nome Tainá, traz o significado relacionado a algo divino, como “iluminada”, “estrela” ou “perfeita”.
Taiane
Esse nome apresenta o mesmo significado do nome Tainá, assim como é o caso dos nomes Tauane e Tuane. Por esse motivo, ele pode ser interpretado como “estrela”, “celestial”, “que vem dos céus”.
Moacir
Esse nome popular é formado pela junção da palavra mbo’a’su, que quer dizer “dor” e o termo ira, que tem o significado de “saído de”. Por isso, tem a tradução de “aquilo que vem da dor”, “o que é dolorido” ou “o que magoa”.
Peri
Trata-se de um nome belo de origem tupi, que quer dizer “planta lisa e delgada”.
Ubiratã
Nome formado pela junção da palavra übü’ra, que traz o significado de “madeira”, e a palavra á’tã, que significa “duro”. Assim como muitos nomes indígenas que buscam destacar a bravura e força, ele tem o significado de “madeira forte” ou “lança dura”.
Uyara
É um nome que tem origem na palavra yara e, por isso, tem o mesmo significado de “senhora”, “mãe d’água” ou “dominadora”.
Nomes indígenas raros
Alguns dos nomes indígenas não são encontrados facilmente, o que faz deles raros e únicos.
Por esse motivo, se deseja encontrar um nome que seja tipicamente brasileiro para colocar no bebê e que, além disso, seja original e diferente, não deixe de conferir as dicas que serão mostradas a seguir:
- Caiuá: consiste em um nome unissex. Há por volta de 100 brasileiros com esse nome, que significa “pessoas que mora no mato”.
- Inaiê: com o significado de “águia solitária”, esse nome aparece cerca de 300 vezes cos registros brasileiros.
- Iraê: esse nome quer dizer “sabor de mel”, sendo por isso perfeito para expressar a doçura do bebê.
- Teçá: no Brasil não há muito mais do que 100 pessoas registradas com o nome, que traz o significado de “aquela que tem os olhos bem atentos”.
- Yandara: esse nome indígena significa “metade do dia” e existem 300 pessoas que foram registradas com ele no Brasil.
Esperamos que todos esses nomes indígenas tenham ajudado na hora de decidir pelo nome do seu bebê. Ao optar por um deles, além de valorizar a raiz cultural brasileira, você estará certamente escolhendo um nome que vai ser muito especial e também apreciado.
Referências
suapesquisa.com/indios/nomes_indigenas.htm
joaobidu.com.br/nomes-de-origem-indigena
dicionariodenomesproprios.com.br/nomes-indigenas-masculinos
taofeminino.com.br/filhos/nomes-indigenas-para-bebes-s2005506.html
dicionariodenomesproprios.com.br/nomes-indigenas-brasil-significados
familia.com.br/60-nomes-masculinos-e-femininos-de-origem-indigena-e-seus-significados
oblogdosnomes.blogspot.com/2018/01/nomes-indigenas-masculinos-atendendo.html