Os bebês costumam ter muitos brinquedos, afinal eles ganham não só dos pais, mas de toda a família. Os mesmos normalmente ficam espalhados pela casa, dispostos sobre comodas e prateleiras ou mesmo no chão.
Dessa forma, a limpeza dos brinquedos é algo de fundamental importância, mas que ainda recebe pouca atenção dos pais.
Sujeira
Os brinquedos, sejam os mais ou os menos usados, estão sujeitos a poeira, umidade, insetos e bactérias. Quando a alimentação é feita próxima aos brinquedos, restos podem ainda contribuir para a proliferação – ainda que não visível a olho nu – de microorganismos prejudiciais.
Leia ainda: Desenvolvimento do bebê na barriga da mãe
A importância da limpeza correta
A limpeza correta do brinquedo faz com que seu filho continue saudável, sem riscos, e que o objeto dure mais, proporcionando mais horas e diversão.
Nos primeiros anos de vida, a sujeira dos brinquedos vai facilmente parar no organismo dos pequenos pois eles colocam tudo imediatamente na boca. Depois, com o passar do tempo, a mão suja vai limpar olhos, boca e nariz. Sendo assim, os pais devem criar uma rotina de limpeza, não a fazendo de maneira esporádica.
Sem exageros
Os pais, no entanto, não devem ficar paranoicos e superproteger os filhos. A “sujeira” é importante para fortalecer a resistência das crianças – o que não significa deixar tudo imundo.
Como limpar
A maioria dos brinquedos pode ser limpa com água, sabão e álcool. Antes de qualquer coisa, observe na etiqueta do brinquedo ou no manual oferecido pelo fabricante como deve ser feita a limpeza, para não estragá-lo.
Tenha sempre um kit básico para realizar a limpeza de maneira correta: pano macio, álcool 70% em gel, sabão neutro (de preferência líquido), escova de dentes velha.
Crie também uma rotina, como já foi dito. Escolha um dia da semana para realizar a limpeza, sem falta.