Os pais costumam ficar receosos e amedrontados na hora de dar os primeiros banhos nos recém-nascidos. O fato é que os pequenos precisam ser limpos e higienizados, e os pais precisam aprender a realizar as tarefas sem medo. Apesar do cuidado com a fragilidade do pequeno, tudo é mais fácil do que parece. Alguns cuidados, porém, são necessários. Veja a seguir algumas dicas:
Bebês cabeludos ou não: todos precisam lavar a cabeça
Alguns bebês nascem cabeludos, outros com apenas alguns fios de cabelo. Nos dois casos, porém, eles precisam lavar o couro cabeludo.
Leia ainda: Moda gestante para o verão 2014
Shampoo e sabonete: quando usar?
Nos primeiros dias de vida é aconselhável lavar a cabeça do bebê apenas com água morna, para que não fique ressecada. Após cerca de cinco semanas é possível introduzir shampoo especifico, suave, para bebês ou sabonete com pH neutro.
A temperatura da água deve sempre receber atenção especial da mãe. Ela não pode ser fria nem quente. Faça o teste antes de colocar o bebê na banheira.
Como fazer?
Em uma mão e braço, apóie a cabeça, pescoço e parte do tronco do bebê. Com a outra, passe o shampoo e em seguida enxágue, jogando água aos poucos com a ajuda de uma canequinha, por exemplo. Mantenha a cabeça do bebê levemente inclinada para evitar que a espuma atinja seus olhinhos.
Deixe o cabelo por último
O cabelo deve ser a última parte a ser lavada, pois sentar na banheira cheia de espumas pode causar infecção urinária no bebê.
Frequência
O cabelo deve ser lavado sempre que necessário, nem diariamente nem em dias alternados. A lavagem excessiva pode provocar ressecamento e dermatite seborréica. Ao invés de lavar, passe uma toalhinha com cuidado sobre a cabeça do bebê para retirar possíveis sujeiras.