Nas semanas 39 e 40, a gestação já está chegando ao fim, e o dia de dar a luz está próximo. É muito normal que as futuras mamães fiquem ansiosas, mas elas devem se controlar e procurar deixar tudo em ordem, inclusive sua saúde.
Semana 39: como estão mamãe e bebê?
O bebê mede aqui cerca de 36 centímetros e pesa em torno de 3,2 quilos. O sistema imunológico continua se formando, mas os anticorpos da mãe chegam ainda ao pequeno pela placenta.
Na barriga, o bebê vai acumulando gordura, que será útil após o nascimento a se proteger do frio que faz fora do útero materno. A lanugem, pelo que cobria o corpo do bebê, já deve ter caído. No entanto, alguns costumam nascer com vestígios dos pequenos pelinhos nos ombros e testas.
A mulher também pode perceber o nascimento de alguns pelos a mais em locais como rosto, costas e mamilos – eles podem ser removidos, sem problema.
A gestante pode já começar a sentir algumas contrações, as chamadas contrações de Braxton Hicks, que não são doloridas ou frequentes, e ainda não indicam trabalho de parto.
Leia ainda: Dicas para evitar e curar assaduras no bebê
O que acontece na semana 40?
Na semana 40 a mulher já deve começar a se prepara, pois a qualquer momento as contrações podem aumentar e o bebê pode chegar. Se elas se tornarem regulares, corra para o médico.
O bebê mede cerca de 39 centímetros e pesa 3,5 quilos.
Para o nascimento, o bebê libera corticóides que estimulam o trabalho de parto. A gestante deve já estar com suas malas e também as do bebê prontas para levar até a maternidade tudo o que vão precisar durante a estadia.
Para ajudar na preparação, as mulheres devem se alimentar bem e procurar descansar, sempre repondo as energias que serão necessárias em breve.
dicas otimas
ja estou com 38 semanas ansiosa