Para tratar desse assunto, é importante ter em mente a importância da saúde emocional durante a gravidez. Além da saúde física, que é extremamente importante para o desenvolvimento saudável do bebê, a saúde emocional também requer cuidados, pois está diretamente ligada a isto, uma vez que, na falta dela a física pode ser atingida.
Muitas mulheres podem confundir o sintoma do nervosismo com as alterações que normalmente acontecem neste período. Por isso, deve ser tomado muito cuidado, pois quando não é tratado, pode evoluir para uma depressão, o que trará muitos malefícios ao bebê e à gestante. Ansiedade leve, choro, maior sensibilidade, são sintomas comuns na gestação, pois o corpo é tomado muito rápido por uma mudança de hormônios que mechem com o físico e o emocional da mulher.
Já está provado que o estresse na gestação pode provocar parto prematuro ou prejudicar o desenvolvimento do bebê durante sua vida intrauterina. O estresse libera hormônios que contraem o útero e diminui sua vascularização. A gestante come mal, prejudica a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes, aumenta a vulnerabilidade para infecções, além de ter uma disposição maior para desenvolver a hipertensão arterial.
Como combater?
Já ficou esclarecido quantos malefícios esta condição pode trazer tanto para o bebê quanto para a gestante. É preciso então combater este estado de estresse, e não deixar que o nervosismo se torne um acompanhante indesejável durante todo esse processo.
Essas são as dicas:
1 – Relaxe! Procure fazer atividades como o yoga. Reserve um tempo do dia e desfrute desses benefícios imediatos na gestação. Conversar com o bebê, ouvir uma música relaxante, acariciar a barriga, também são técnicas importantes e já inicia aí o vinculo mãe e filho;
2 – Faça atividade física! Hidroginástica e natação são duas atividades que podem proporcionar um bom relaxamento;
3 – Alimente-se bem. Reserve um tempo para se alimentar com calma, coma devagar e em intervalos curtos e garanta uma boa nutrição;
4 – Procure um psicólogo, se necessário: Sempre temos algo a descobrir sobre nós mesmos. A terapia pode ser um passo fundamental para a descoberta dos fatos desconhecidos da gestação;
5 – Diminua o ritmo de trabalho: Não se sobrecarregue com muitas tarefas, isto a deixará ainda mais ansiosa e nervosa. Caso não seja possível se afastar do trabalho, reserve alguns minutos após o almoço para descansar e colocar as pernas para o ar.
Organize sua vida e curta sua gestação!