O anticoncepcional Selene é um dos mais usados no Brasil pelas mulheres que querem impedir a gravidez. Além dessa finalidade, esse medicamento também tem como função auxiliar no tratamento da acne, oleosidade no couro cabeludo e excesso de pelos.
Porém, apesar dos inúmeros benefícios que apresenta, também é preciso se atentar aos possíveis efeitos colaterais antes de iniciar o uso desse contraceptivo, assim como deve ser feito com o uso de qualquer medicamento.
Veja como funciona o anticoncepcional Selene, quais são as suas vantagens, contraindicações, como tomar de forma correta e outras importantes informações.
Para que serve o anticoncepcional Selene?
O anticoncepcional Selene é um medicamento via oral que tem como objetivo evitar a ocorrência de uma gravidez. Isso é possível por conta da sua composição, que contém hormônios femininos que causam alterações no sistema reprodutivo da mulher, o que evita que aconteça a fecundação.
Os hormônios presentes nas pílulas agem quimicamente de forma a impedir a liberação do óvulo. Com a falta da ovulação, não é possível que a mulher engravide. Além disso, o seu uso promove uma mudança no muco cervical, o que impossibilita a chegada do espermatozoide ao óvulo.
Além do seu uso contraceptivo, ele também é indicado para tratar doenças que têm relação com os hormônios andrógenos que são produzidos pelo organismo da mulher, eliminando assim o excesso de pelos.
O uso de Selene ainda atua no tratamento da acne, reduzindo a oleosidade da pele e proporcionando uma aparência mais saudável.
Composição
Cada comprimido presente na cartela do anticoncepcional Selene contém como substâncias ativas o etinilestradiol (0,035 mg) e acetato de ciproterona (2,0 mg).
Ele também apresenta em sua composição o amido, estearato de magnésio, povidona, croscarmelose sódica, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, lactose, goma laca, talco, macrogol, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio.
Benefícios
Além de evitar a gravidez, o uso de Selene também traz outros benefícios para a mulher, sendo indicado para:
- Tratamento da acne
- Seborreia
- Problemas menstruais
- Distúrbios hormonais
- Calvície
- Hirsutismo (aumento de pelos em mulheres)
- Síndrome de ovários policísticos
Contraindicação
Esse medicamento não deve ser utilizado quando existir a suspeita de gravidez ou quando a mulher está amamentando. Pessoas que são alérgicas a algum componente da fórmula também não devem fazer o uso do anticoncepcional Selene.
Outros casos onde ele não é indicado são mostrados a seguir:
- Trombose
- Diabetes
- Problemas de coagulação do sangue
- Sangramento vaginal não identificado
- Fortes enxaquecas
- Icterícia
- Doença cardíaca, no fígado ou nos rins.
Como o uso de Selene ou de qualquer outro anticoncepcional possui contraindicações, o recomendado é consultar um especialista antes de começar a tomar. Isso permite saber se a sua ingestão é indicada sem trazer riscos para a saúde.
É importante também ressaltar que o uso desse contraceptivo não protege contra as DSTs.
Anticoncepcional Selene é seguro?
Quando o consumo do Selene é feito de forma correta, a eficácia desse medicamento é de quase 100% em relação à prevenção de uma gravidez indesejada. Isso porque não é possível afirmar que nenhum anticoncepcional seja considerado totalmente seguro.
Se acontecer de ingerir uma quantidade acima da que é indicada na bula, é possível que ocorra sensação de enjoo, vômito e, em algumas mulheres, um sangramento vaginal.
Caso isso aconteça, é preciso buscar socorro médico imediatamente, levando a bula ou embalagem do anticoncepcional. Porém, na maioria dos casos, não foi observado nenhum efeito nocivo em mulheres que consumiram várias pílulas de uma vez.
Anticoncepcional Selene engorda ou emagrece?
Uma das maiores preocupações em relação ao uso de anticoncepcionais é se ele faz com que a usuária engorde. O uso de Selene não causa o ganho de peso, mas há alguns casos onde a mulher pode sofrer um inchaço por conta do acúmulo de líquidos, o que resulta na sensação de aumento de peso.
Caso aconteça de se sentir inchada, pode ser porque o corpo está se habituando ao medicamento, o que geralmente acontece no primeiro trimestre de uso. Porém, se essa sensação persistir mesmo depois de encerrar a terceira cartela, o recomendado é informar ao ginecologista, para que então seja feita a mudança da medicação para outro anticoncepcional mais compatível ao seu organismo.
O mesmo pode acontecer em relação ao emagrecimento. Como cada organismo reage de maneira diferente aos componentes presentes nas pílulas, também é possível que ele acabe causando a perda de peso. Por esse motivo, o uso de Selene pode não ser recomendado para mulheres que se encontram muito abaixo do seu peso ideal.
Também vale lembrar que os anticoncepcionais não devem ser usados com o objetivo de emagrecimento, já que a perda de peso ideal deve ser feita de forma saudável, com base em uma alimentação balanceada e atividades físicas.
Como tomar anticoncepcional Selene
É fundamental que o uso do anticoncepcional seja feito de forma correta, tomando as pílulas no mesmo horário e sem esquecer nenhum dia, pois isso pode resultar em uma perda da eficácia do seu propósito contraceptivo.
A primeira pílula deve ser tomada no primeiro dia da menstruação de acordo com o dia da semana indicado na cartela (pode ser tomado com água, se necessário). Em seguida, é ingerido um comprimido a cada dia, sempre no mesmo horário ou aproximadamente, até a cartela chegar ao final. Quando a cartela de 21 dias termina, é feita uma pausa de sete dias, para então iniciar a próxima cartela.
Durante essa pausa, ocorrerá a menstruação, o que pode levar de 2 a 3 dias. O tratamento deve recomeçar no 8º dia, ou seja, se a cartela acabou na sexta-feira, deve-se recomeçar a tomar a pílula na próxima sexta-feira, mesmo que o sangramento ainda não tenha terminado.
Para que o anticoncepcional seja eficiente, é importante que a ingestão diária das pílulas não seja interrompida durante o ciclo de 21 dias. No caso de esquecimentos, é preciso recorrer ao uso da camisinha para prevenir a gravidez até chegar a próxima menstruação.
Efeitos Colaterais
Assim como qualquer anticoncepcional, o uso do Selene pode resultar em alguns efeitos colaterais, o que vai variar de uma mulher para outra, pois isso depende da reação de cada organismo. Os mais comuns são os seguintes:
- Dor de cabeça
- Alteração de humor
- Má digestão
- Inchaço
- Enjoo
- Dor nas mamas
- Ganho de peso
- Diminuição do desejo
- Manchas escuras no rosto
- Depressão
- Cloasma
- Problemas ao usar lentes de contato
Selene x Acne
Como já foi citado, esse medicamento não serve apenas para a prevenção da gravidez. Ele também atua no tratamento da acne e da seborreia, isso porque as pílulas possuem um hormônio (chamado ciproterona) que reduz a oleosidade da pele produzida pelas glândulas sebáceas.
Dessa forma, os efeitos relacionados à acne podem ser verificados em cerca de 3 meses após iniciar o seu tratamento, enquanto que a redução da oleosidade já pode ser notada anteriormente.
Por esse motivo, muitas vezes o uso do Selene é prescrito especificamente para o tratamento de alguns tipos de acne.
Selene faz mal à saúde?
A utilização desse medicamento, quando feito de forma correta, geralmente não traz nenhum tipo de prejuízo à saúde da mulher. Apesar disso, pode acontecer de, por exemplo, a usuária ter alergia a algum dos componentes da fórmula ou o anticoncepcional ser ingerido em quantidades elevadas. Nesses casos, há a possibilidade de apresentar algum sintoma negativo.
Embora ele atue como um contraceptivo, seu uso não deve ser feito apenas para evitar a gravidez, mas por mulheres que precisam tratar o excesso de pelos em regiões mais comuns aos homens. Além disso, médicos defendem que o seu uso seja interrompido a cada 3 ou 4 ciclos, após a resolução do problema.
Posso engravidar tomando anticoncepcional Selene? Quais as chances?
A correta utilização do anticoncepcional Selene faz com que as chances de uma gravidez sejam mínimas, apenas 1%. Porém, para que o seu uso seja eficaz, é fundamental seguir as recomendações da bula, tomando sempre as pílulas na mesma hora.
Como alguns medicamentos podem interferir na sua eficácia, é preciso se informar com o médico a respeito de possíveis interações medicamentais. Além disso, no caso de a mulher vomitar em até 3 horas de tomar a pílula ou ter uma forte diarreia nesse período, o recomendado é usar outro tipo de método anticoncepcional.
Selene altera o humor?
Existe a possibilidade de a mulher ter alterações de humor por conta do uso de Selene. Isso ocorre devido à quantidade de hormônios presentes nos comprimidos, que podem causar esse efeito em algumas mulheres, pois afetam o equilíbrio natural do organismo.
Além disso, estudos indicam que o uso de anticoncepcional pode aumentar as chances de desenvolver depressão.
Anticoncepcional Selene costuma dar enjoo?
Sentir enjoo ao tomar o anticoncepcional Selene ou outro contraceptivo de uso oral é algo comum quando acontece nos primeiros 3 meses de uso. O motivo para que isso aconteça é porque o organismo está no período de adaptação aos componentes presentes nos comprimidos.
Porém, caso esse sintoma persista depois de passar a fase de adaptação, o melhor a fazer é informar o ginecologista para que ele indique um outro anticoncepcional que se adapte melhor ao seu organismo, com formulação e dose diferente.
Esqueci de tomar um comprimido, o que fazer?
Se o esquecimento for de menos de 12 horas do horário de costume, a mulher deve tomar a pílula que foi esquecida e em seguida ingerir a próxima no horário habitual. Dessa forma, a proteção será mantida sem nenhum problema.
Porém, se o esquecimento ocorreu a mais de 12 horas, deve-se seguir os seguintes passos, de acordo com a semana em que esqueceu de tomar a pílula:
- 1ª semana: Tomar imediatamente a pílula que foi esquecida e continuar tomando o restante da cartela no horário de costume. Nesse caso, o uso de camisinha é necessário durante 7 dias.
- 2ª semana: A pílula deve ser tomada de imediato e o tratamento segue normalmente, sem haver a necessidade de usar outro método contraceptivo.
- 3ª semana: Uma das opções é tomar a pílula esquecida de imediato e seguir com a cartela normalmente, mas sem fazer pausa com a próxima cartela. Outra opção é abandonar a cartela atual, aguardar 7 dias e iniciar uma nova. Seguindo esses passos, não é preciso usar outro método contraceptivo.
Selene x Sono
Assim como outros anticoncepcionais, Selene possui em sua composição uma combinação de progestagênios que se assemelham à progesterona natural. Por esse motivo, pode acontecer de a usuária passar a apresentar sonolência ao começar a ingerir as pílulas.
A razão é porque a progesterona é um hormônio que, além de ser importante para a gravidez, também ajuda a provocar sono.
Selene e Amamentação
Por se tratar de um contraceptivo combinado, ou seja, que possui em sua fórmula o estrógeno, o uso de Selene não deve ser feito durante o período em que a mulher está amamentando.
Esse hormônio pode causar alterações na qualidade e também na quantidade do leite produzido, o que é prejudicial ao bebê. Por isso, o ideal é que seja feito o uso de um outro método contraceptivo que não seja hormonal.
Também é possível usar os hormonais, mas que possuem apenas o progestógenos em sua fórmula. O médico deve ser consultado para que indique o método mais adequado.
Terminei a cartela de anticoncepcional Selene e não menstruei, o que pode ser?
Se a menstruação não veio, mas todas pílulas foram tomadas no mesmo horário, não houve diarreia intensa, vômito ou o uso de medicamentos que anulem seu efeito, a possibilidade de gravidez é mínima. Dessa forma, a próxima cartela pode ser começada normalmente após a pausa de 7 dias.
Porém, se após dois meses consecutivos a menstruação não aparecer, é possível que você esteja grávida. Nesse caso, o uso do anticoncepcional deve ser interrompido e o médico consultado imediatamente.
Até que a gravidez seja descartada, será necessário utilizar outros métodos contraceptivos não hormonais, como a camisinha.
Quanto custa?
O preço do anticoncepcional Selene contendo 21 pílulas varia entre R$18,00 a R$30,00, o que depende do lugar onde é comprado. Para adquirir esse medicamento em qualquer drogaria é necessário apresentar a receita médica.
O anticoncepcional é um método seguro de evitar a gravidez, além de trazer outros benefícios. Informando-se com seu ginecologista, a indicação desse medicamento pode ser a ideal.
Referências
guiadocorpo.com/anticoncepcional-selene-veja-como-funciona/
bulario.com/selene_anticoncepcional/
mundoboaforma.com.br/anticoncepcional-selene-engorda/
anticoncepcional.pro.br/selene/
tuasaude.com/selene/
consultaremedios.com.br/selene/bula
anticoncepcionais.net/anticoncepcional-selene-beneficios-efeitos-e-mais/