Libido: O que é, como aumentar, remédio caseiro

A libido é importante para a saúde sexual da mulher e do homem, mas há alguns fatores que podem diminuir esse interesse sexual entre o casal.

Entenda mais a respeito e quais são as soluções para aumentar a libido.

O que é libido?

A libido é caracterizada como a movimentação sexual ou o desejo. Para a medicina atual, a libido é um importante indicador de saúde física, mental, emocional e social, contribuindo diretamente para a qualidade de vida.

No caso das mulheres, elas têm a tendência de serem mais emotivas e sensoriais, o que faz com que na maioria das vezes a excitação feminina seja aumentada quando a mulher sente que é tratada com atenção e carinho por se parceiro.

Já no caso dos homens, eles tendem a ter a libido aumentada ao visualizar algo de natureza sexual. Eles também apresentam maior facilidade do que as mulheres em ter uma relação se estiverem se sentindo angustiados, tristes ou ansiosos.

Esses fatores podem variar, já que cada pessoa tem um comportamento diferente da outra. Mas, de modo geral, isso se encaixa quando falamos das diferenças do comportamento amoroso de homens e mulheres.

Para que serve

A libido é algo natural e que faz parte dos instintos da vida. Ela serve para estimular o ato e, do ponto de vista evolucionário, a reprodução humana.

Durante o ciclo menstrual, a libido é das mulheres é maior, apresentando pequenas variações. A explicação fisiológica para essa receptividade é devido ao fato de que as chances de concepção são maiores durante os dias férteis.

libido o que é

Como aumentar a libido feminina?

Existem algumas maneiras simples e eficazes de aumentar a libido feminina, como é mostrado a seguir:

Tomar vitamina D

A vitamina D beneficia a saúde sexual feminina, pois faz aumentar a produção de hormônios que contribuem para o aumento da libido. Para isso, é preciso ficar exposta ao sol no começo da manhã ou no fim da tarde para aumentar a produção dessa vitamina. Outra opção é usar suplementos para repô-la.

Praticar Exercícios de Kegel

Fazer exercícios de Kegel (que consiste na contração e relaxamento dos músculos pélvicos) aumenta o fluxo de sangue que chega nessa região, melhorando a libido.

Beber mais água

Manter-se bem hidratada também é importante, pois não beber água suficiente pode reduzir a libido, causar secura vagina, fadiga e dores de cabeça.

Aumentando a libido masculina

No caso dos homens, a libido pode ser amentada da seguinte maneira:

Usar suplementos

Alguns suplementos naturais contribuem para o aumento da libido nos homens, melhorando o fluxo sanguíneo e a produção de testosterona, além de aumentar a quantidade e mobilidade dos espermatozoides. Esses suplementos são a arginina, zinco, vitamina E, vitamina C, vitamina A, vitamina B e vitamina B6.

Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é eficaz para o aumento da libido a longo prazo. Por isso, o recomendado é investir em treinos de força e resistência, pois esses exercícios fazem com que o corpo comece a produzir uma quantidade maior de testosterona.

Dormir bem

Uma boa noite de sono aumenta a produção de testosterona, mantendo os níveis mais elevado durante o dia e elevando o desejo. Além disso, não dormir bem pode acabar influenciando a impotência e trazer outros prejuízos à saúde.

Alimentos que aumentam a libido

Manter uma alimentação nutritiva pode contribuir consideravelmente para a melhoria da saúde sexual. É cientificamente comprovado que o consumo de verduras, legumes e frutas, além de proteína magra ajuda a tornar o fluxo sanguíneo mais intenso na região genital.

Entre os alimentos que desempenham um papel importante para aumentar a libido das mulheres e homens estão:

  • Ovos
  • Ostras
  • Abacate
  • Banana
  • Figo
  • Pêssego
  • Chocolate
  • Fígado
  • Nozes

Alimentos que podem diminuir a libido

Assim como há alimentos que aumentam a libido, também existe aqueles que devem ser evitados, pois promovem o efeito contrário, como os listados a seguir:

  • Fast foods
  • Refrigerante
  • Álcool
  • Comida enlatada
  • Alimentos processados

alimentos prejudicam libido

Dicas para aumentar o desejo e apimentar a relação

Experimentar lugares diferentes

Ter relações apenas no quarto pode ser um fator que acaba interferindo na libido. Por isso, para melhorar o desempenho, uma dica é explorar outros ambientes da casa além do quarto e também fora de casa, como ir para um motel e sair um pouco da rotina.

Usar lingeries sensuais

Usar lingeries sensuais ajuda a aumentar a autoestima da mulher, fazendo com que ela se sinta mais poderosa e confiante, isso sem falar que vai contribuir para aumentar o desejo do parceiro.

Fazer jogos de sedução

Jogos de sedução também são uma boa dica para apimentar a relação, assim como realizar alguma fantasia um do outro. Usar o celular para trocar mensagens ousadas com o parceiro durante o dia também pode ser um detalhe que fará a diferença e vai esquentar o clima quando o casal se encontrar à noite.

Tratamento

A diminuição da libido pode ser causada por fatores físicos ou psicológicos. Se a causa for física, o tratamento será feito com reposição hormonal ou com ajuste nas doses de medicamentos que a paciente utiliza.

Se o motivo estiver relacionado a fatores psicológicos, o médico poderá indicar um estilo de vida mais saudável ou um tratamento terapêutico. Por isso, é importante informar ao médico toda a situação para que a causa seja identificada e o tratamento mais adequado seja oferecido.

Existe remédio caseiro para perda da libido?

Alguns remédios caseiros podem contribuir para o aumento da libido, como:

  • Canela com mel: Tomar uma colher de mel com canela em pó todas as manhãs.
  • Gengibre: O gengibre é um excelente estimulante, que pode ser consumido em forma de chá todos os dias (exceto por mulheres grávidas).
  • Açaí com guaraná: Esses dois alimentos aumentam o fluxo de sangue para a região genital. Basta bater no liquidificador a polpa de açaí com guaraná em pó, açúcar mascavo e água, bebendo logo em seguida.

Libido na Gravidez

As mudanças hormonais durante a gravidez podem causar o aumento ou a diminuição da libido na mulher.  Na maioria das vezes ocorre o aumento do desejo e, de acordo com especialistas, a relação é recomendada nesse período para evitar a abstinência e o estresse do casal.

Ter relações na gravidez não causa nenhum prejuízo ao bebê e ainda contribui para aumentar a proximidade física e emocional do casal.

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário