Ultrassom Transvaginal: para que serve, como é feito, preço médio

O ultrassom transvaginal é um exame importante para diagnosticar doenças e obter informações a respeito da saúde ginecológica da mulher. Conheça informações fundamentais sobre o exame, como ele é feito e em que casos ele é indicado.

Para que serve o exame transvaginal?

O ultrassom transvaginal consiste em um exame de diagnóstico que tem como finalidade diagnosticar uma série de problemas na região pélvica da mulher, como infecções, cistos, gravidez ectópica e até câncer.

Esse exame oferece imagens detalhadas do sistema reprodutor feminino, sendo por isso recomendado pelos ginecologistas quando há a necessidade de identificar alguma alteração nos órgãos internos, como a vagina, útero, colo do útero e ovário.

Em geral, o ultrassom transvaginal é solicitado para verificar as causas de sintomas como:

  • Sangramento anormal
  • Dor pélvica
  • Endometriose
  • Problemas menstruais

Esse exame é também usado para ajudar a acompanhar tratamentos de infertilidade, auxiliando o controle do crescimento dos folículos ovarianos pelo uso de medicamentos para estimular a ovulação.

Como é feito 

Para fazer o exame, a mulher deve se deitar em uma cadeira ginecológica, posicionando-se com as pernas abertas e os joelhos dobrados. É então introduzido no canal da vagina o aparelho de ultrassom, que se mantém protegido com uma camisinha para evitar infecções e contaminações.

Como o aparelho de ultrassom é encapado com uma camisinha, é importante que a paciente informe previamente ao médico no caso de alergia a látex. Para facilitar a introdução do aparelho, também é usado um gel lubrificante.

exame ultrassom transvaginal

Duração

O exame dura em média entre 10 a 15 minutos e alguns movimentos com o aparelho podem ser feitos para a obtenção de imagens mais definidas. Esse ultrassom não deve ser feito por mulheres virgens e, nesse caso, outros exames serão solicitados pelo médico.

Em algumas situações, o médico poderá optar por um método chamado infusão salina sonográfica (histerossonografia) para que seja feita uma avaliação melhor da cavidade endometrial. Esse método é realizado com a introdução de um pequeno cateter na cavidade uterina, injetando uma solução fisiológica para que a visualização seja facilitada.

O ultrassom transvaginal provoca dor?

O ultrassom consiste em um exame indolor, mas é provável que a mulher tenha a sensação de uma pequena pressão no interior da vagina ou na barriga. Em caso de sentir dor, é preciso informar ao ginecologista para que o ultrassom possa ser readequado ou interrompido.

Preço médio do exame

O preço para realizar um exame de ultrassom transvaginal varia entre R$100,00 a R$300,00. O valor do ultrassom vai depender da clínica onde vai ser realizado o exame e a região do país.

Há alguns casos específicos onde o ultrassom transvaginal é feito sem custos pelo SUS.

Preparo

Em geral, não há a necessidade de que a mulher faça nenhum preparo para o exame de ultrassom transvaginal. Como é necessário usar o avental hospitalar para o ultrassom, o recomendado é usar roupas que sejam fácies de tirar.

Em casos específicos, o médico poderá solicitar o exame com a paciente com a bexiga cheia, pois assim o intestino se encontra mais afastado e torna possível obter imagens mais precisas. Para isso, é apenas indicado que a mulher não vá ao banheiro até que o exame seja realizado.

Pode fazer transvaginal menstruada?

O ultrassom pode ser feito mesmo se a paciente estiver menstruada. Se a mulher estiver usando um absorvente interno, ele deverá ser retirado antes do exame. Nesse caso, é importante lembrar de levar um absorvente interno ou externo para ser usado após o término do exame.

Para evitar o desconforto da mulher devido ao sangramento durante a ultrassonografia transvaginal, o aconselhável é que o exame seja realizado fora do período menstrual.

Em geral, o melhor é aguardar o fim da menstruação e realizar o exame entre o 5º e 12º dia do ciclo, quando o endométrio se encontra bem fino, permitindo uma maior nitidez na visualização das imagens do útero. Porém, o exame pode ser feito assim que o período menstrual acabar.

Grávida pode fazer transvaginal?

O ultrassom transvaginal pode ser feito por mulheres grávidas, pois não se trata de uma técnica invasiva, não causando nenhum prejuízo ao feto. Como o bebê se encontra protegido no útero, a sonda não alcança a cavidade uterina.

Além disso, ao invés de usar radiação, esse ultrassom utiliza ondas sonoras de alta frequência, o que não traz nenhum prejuízo ao bebê. Essas ondas sonoras são inaudíveis para a mulher e para o bebê, o que permite um exame silencioso e seguro para ambos.

O exame também permite identificar se o embrião se implantou no local correto, além de contribuir para avaliar quantas semanas de gestação a mulher está e o data prevista para o parto.

Transvaginal detecta gravidez?

O exame pode ser utilizado para confirmar a gravidez de algumas mulheres, porém ele só é capaz de identificar o saco gestacional a partir de 5 semanas de gravidez.

Além disso, durante a gestação, esse ultrassom pode ser indicado para as possíveis situações:

  • Examinar a placenta
  • Monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê
  • Detectar uma gravidez ectópica
  • Identificação de um possível aborto
  • Auxiliar no tratamento de fertilização assistida

Posso ter relação antes de fazer ultrassom?

Não há problema de a mulher ter relação sexual um dia antes ou no dia em que o ultrassom transvaginal será feito, pois não há interferência no resultado. Após o exame é importante dar atenção à higiene local, pois um pouco de gel pode ficar no canal vaginal.

Precisa se depilar para fazer o ultrassom?

Não é necessário se depilar antes de fazer o ultrassom. Porém, a paciente poderá depilar o excesso se for para se sentir mais confortável. O indicado é tomar um banho e cuidar da higiene pessoal antes de ir fazer o exame.

Existe um melhor dia para fazer o exame?

Se o exame for de rotina ou para investigar a causa de dores, poderá ser feito em qualquer dia. Mas, se a ultrassonografia transvaginal tem como objetivo fazer o acompanhamento da ovulação, é necessário que que seja feita na primeira fase do ciclo menstrual, que vai do primeiro dia da menstruação até o 14º dia.

4.3/5 - (3 votos)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário