Uma gestação normal dura 40 semanas. O cálculo da data do parto é feito com base no primeiro dia em que ocorreu a última menstruação da mulher. A partir dessa data as 40 semanas são contadas, sendo possível definir a data mais provável em que ocorrerá o parto.
Se não houver indícios de trabalho de parto após 42 semanas, é possível que seja necessário fazer um parto induzido, ou seja, com data marcada. O motivo para isso é porque após o tempo considerado ideal para o nascimento, a placenta começa a envelhecer, o que acaba prejudicando a troca de nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê.
Com quantas semanas o bebê já pode nascer?
Com a proximidade do nascimento, contrações passageiras podem acontecer. Essas contrações são conhecidas como contrações falsas ou contrações de Braxton-Hicks.
Nessa etapa da gestação, as consultas são feitas semanalmente para avaliar o estado da mãe e do bebê. O médico irá realizar um exame pélvico com o intuito de fazer a previsão de quando ocorrerá o parto.
Geralmente o bebê nasce com quantas semanas de parto normal? E se for cesárea?
Quando a gestação chega na 37ª semana, o bebê já está pronto para nascer a qualquer momento, sendo então denominado um “bebê de termo”. Após passar de 42 semanas, o bebê é considerado um “bebê pós-termo”, pois o tempo previsto para o seu nascimento foi ultrapassado.
A cesárea só pode ser realizada a partir de 39 semanas de gestação. Porém, há casos onde é possível que a cesárea seja feita antes, como em situação onde o bebê ou a mãe correm algum risco se o parto não for feito com uma antecedência maior. Outra exceção é no caso de a mulher entrar em trabalho de parto antes de completar as 39 semanas.
Com quantas semanas o bebê encaixa?
Na maioria das vezes, o bebê se encaixa na cavidade pélvica entre 36 a 38 semanas de gestação. Isso acontece para que a passagem pelo canal de parto seja facilitando quando iniciar o trabalho de parto. Ao se encaixar, o bebê fica com a cabeça (ou então as nádegas) posicionada de forma fixa na pelve da mãe.
Caso o bebê ainda não tenha se encaixado nesse tempo, é perfeitamente possível que isso aconteça até o momento do parto. O médico faz uma avaliação da posição em que o bebê se encontra ao final da gravidez para que seja possível identificar se há risco em realizar o parto vaginal. Se esse risco existir, é possível haver a necessidade de fazer uma cesárea.
A partir de quantas semanas o bebê pode nascer prematuro?
O bebê pode nascer prematuro a partir de 24 semanas, quando é considerado viável, apesar de ter um prognóstico que inspira cuidados especiais. Isso significa que provavelmente ele precisará ficar em uma incubadora até que seja capaz de se alimentar e respirar sozinho.
O bebê é considerado prematuro ao nascer antes de 37 semanas. Os fatores que podem resultar em um parto prematuro podem estar relacionados aos mais variados fatores, desde o aumento da idade da mãe, situações de estresse materno, estilo de vida não saudável ou doenças provocadas pela gestação ao final da idade fértil.
Por isso, é preciso estar atenta aos sinais do corpo que podem indicar um parto prematuro, como:
- Cólicas semelhantes às menstruais
- Aumento do corrimento vaginal
- Dor ou pressão na virilha, coxas ou pélvis
- Corrimento de cor rosada o sangue saindo da vagina
Caso tenha algum desses sintomas, informe imediatamente o seu médico.