Odontopediatria são os dentistas especializados no trato com as crianças verificam, entre outras coisas, o desenvolvimento dos dentes de leite, a mastigação e a correta função fonética. Além disso, cuidam da prevenção de cáries e outras doenças bucais, assim como também ensinam sobre os procedimentos para cuidados diários relacionados a higiene bucal.
A partir de que idade posso procurar esse profissional?
A recomendação é que os pais levem os bebês ao odontopediatra assim que nascerem os primeiros dentes, o que geralmente ocorre entre os seis meses e um ano de vida da criança. A partir daí as visitas devem ser periódicas, idealmente realizadas a cada seis meses. Levar a criança ao dentista desde cedo, além do tratamento e prevenção de quaisquer problemas bucais, faz com que ela se acostume com essas visitas e perca o medo, já que é um procedimento normal e necessário.
Essa prática é benéfica como forma de conhecimento e aprendizado, já que o odontopediatra poderá passar informações importantes sobre o cuidado bucal que os pais devem ter com os bebês, mesmo com os recém-nascidos, que também precisam de assepsia bucal. O odontopediatra é apto a ensinar como proceder com esse cuidado e tirar outras dúvidas que os pais possam ter.
Importância de procurar um profissional qualificado
É extremamente importante levar a criança a um profissional qualificado e especializado em odontopediatria, pois o tratamento é diferenciado e o dentista estará acostumado aos receios da criança. Além disso, ele terá mais propriedade e conhecimentos sobre sintomas e questões relevantes ao tratamento bucal de cada idade, visto que os cuidados e crescimento dos dentes de leite, assim como a formação do maxilar das crianças são diferentes dos adultos.
Ir ao dentista não precisa ser uma tortura
Apesar de todo o medo que envolve a ida ao dentista, seja pelo receio de dor ou pelos aparelhos utilizados, que possuem formas nada convidativas, a ida ao dentista pode se tonar até um passeio didático e divertido para a criança.
As primeiras vistas, geralmente, são para conhecimento do profissional e explicações preventivas. Por esse motivo, costumam ser curtas, com média de meia hora de consulta. O odontopediatra, no primeiro momento, verifica a dentição, se há mais dentes por nascer, inchaços na gengiva e se já há cáries ou outros problemas passíveis de tratamento.
Por serem especializados no atendimento de criança, costumam ser muito pacientes e estão acostumados a acalmar o nervosismo e mesmo o choro de bebês e crianças. É comum que utilizem bichinhos ou outras formas lúdicas para explicar sobre a correta escovação, crescimento dos dentes e informações relevantes, por isso os pais podem ficar tranquilos com relação às consultas e também devem passar essa tranquilidade para a criança, mostrando para ela que a consulta é uma coisa normal, necessária e até mesmo divertida.
Cuidados com os dentes começam em casa
Os pais devem estimular a higiene bucal em casa, assim como exigir que a assepsia também seja feita na creche ou escola. A criança deve entender que os cuidados com os dentes devem ser diários, sempre ao acordar, antes de dormir e após as refeições.
Comprar escovas coloridas, cremes dentais específicos para a idade (que geralmente possuem cores e sabor convidativos) podem ser boas formas de incentivar as crianças a prestarem atenção no cuidado com a higiene bucal. Brincadeiras de dentista, fingir a escovação de bonecas e bichinhos também são práticas que estimulam a criança a enxergar a importância desse cuidado e fazem com ela crie uma rotina de assepsia.