Dermatite de contato no bebê pode ser causada quando a pele fica por muito tempo em contato com a urina, a saliva, ou algum tipo de creme, resultando em uma inflamação.
O tratamento deve ser feito o quanto antes para evitar o surgimento de feridas no local, que podem infeccionar. Saiba mais a respeito e como tratar usando produtos naturais.
Tratamento caseiro
Uma forma eficaz de tratar a dermatite de contato no bebê é fazer um banho de aveia. Para fazer é fácil:
Ferva 500 g de aveia em flocos por 3 minutos e bata bem, até que se forme um leite pastoso. Use o leite de aveia na região afetada do bebê, com a mistura ainda morna.
Outro tratamento que funciona muito bem é usar maisena. Após o banho do bebê, seque-o bem e aplique como se fosse um talco. Se preferir, coloque um pouquinho de água, formando uma espécie de pasta de maisena.
Além desses tratamentos caseiros para a dermatite de contato no bebê, algumas dicas devem ser levadas em consideração:
-O calor e o suor podem provocar um agravamento na dermatite de contato no bebê. Prefira colocar roupas leves e que sejam fáceis de tirar conforme ele se esquenta.
-É possível que a dermatite seja causada por ácaros que vivem no pó. Por isso, é importante remover o pó dos móveis utilizando um pano umedecido. Outra dica é lavar os lençóis do berço com frequência e usando água quente.
Tipos de dermatite
Há dois tipos de dermatite de contato, a alérgica e a irritativa. Veja quais são as diferenças entre ambas:
-Dermatite de contato alérgica:Em geral, essa dermatite de contato é identificada já na infância. As pessoas que são mais propensas a ter esse tipo de dermatite são aquelas que apresentam alguma outra alergia.
-Dermatite de contato irritativa: Essa alergia pode acometer qualquer pessoa ao entrar em contato com substâncias que causam danos à pele, como produtos de limpeza, roupas, plantas, etc.
Pomada para dermatite de contato
A utilização de pomada para tratar a dermatite de contato no bebê é importante nesse caso, pois age formando uma barreira protetora, impedindo a ação de micro-organismos e agentes que provocam irritação na pele.
Essas pomadas são à base de corticoide, que ajudam a reduzir a inflamação na pele. Em casos mais graves, é possível que os médicos indiquem o uso de remédios imunomoduladores ou, em caso de infecção, antibióticos.
Dermatite de contato em bebê
A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele que pode causar alergia ou irritação, sendo os sintomas mais comuns a descamação, coceira, erupção cutânea e vermelhidão.
Antes de iniciar um tratamento é preciso identificar o que está provocando essa reação na pele. É importante levar o bebê para uma consulta ao primeiro sinal de irritação na pele para que seja diagnosticado o que a provoca e iniciar o tratamento o quanto antes.
Dermatite de contato – Fotos
Veja como é a aparência da dermatite no bebê em sua forma mais branda e mais intensa:
-Dermatite em estágio inicial:
-Dermatite em estágio avançado: