Limpar o umbigo do bebê recém-nascido corretamente é fundamental para evitar que ocorram infecções.
Veja como deve ser feita a limpeza e também aprenda a identificar se há algum tipo de problema na região umbilical do seu bebê.
Umbigo recém-nascido estufado
Quando o cordão umbilical é cortado no parto, o pedaço que fica (chamado de “coto umbilical”) irá cair com o tempo, formando o umbigo. Para evitar possíveis infecções e contaminações enquanto cicatriza, o umbigo deve receber todo o cuidado necessário em relação à higiene.
Por esse motivo, é comum se preocupar quando há algo diferente no umbigo do bebê, como no caso de estar estufado. Essa saliência (que surge quando o bebê está com 1 ou 2 meses) é conhecida como “hérnia umbilical” e, em geral, não apresenta nenhum risco para a saúde.
Caso contrário, é possível ser feita uma cirurgia para que o problema seja corrigido.
Umbigo do bebê caiu – o que fazer?
Quando o coto seca e cai, a atenção deve ser redobrada. Antes de tocar nessa área, higienize bem as suas mãos para evitar que o bebê se infeccione com alguma impureza.
Para limpar o umbigo do bebê, use apenas água, álcool e sabonete. Jamais utilize merthiolate ou outro tipo de produto, pois podem intoxicar o bebê.
Limpando o umbigo
-Coloque álcool 70% no cotonete ou gaze.
-Abaixe a fralda, de modo que o umbigo fique visível.
-Limpe fazendo movimentos circulares ao redor do umbigo.
A limpeza do umbigo deve ser repetida por, pelo menos, 3 vezes ao dia (sempre com um cotonete limpo). Colocar faixas não é recomendado, pois aumenta o risco de infeccionar. A fralda deve ser mantida dobrada e por baixo do coto umbilical.
Após a queda do coto umbilical, limpar o umbigo do bebê deve ser feito por mais 10 dias usando soro fisiológico ao invés do álcool 70%.
Umbigo inflamado
É possível que apareça uma carne esponjosa no local do coto ou então pus. Se não apresentar mau cheiro ou sinais de infecção, não há com o que se preocupar, basta continuar a limpar o umbigo do bebê.
Caso haja sinais de infecção, o pediatra deverá analisar e fazer o tratamento à base de antibióticos, o que geralmente ocorre por via endovenosa e sob internamento.
Umbigo de recém-nascido sangrando
Com a queda do coto umbilical, é normal que fique uma pequena ferida e que o umbigo solte um pouquinho de sangue, já que ainda não cicatrizou. O processo de cicatrização leva de uma a duas semanas e, nos primeiros dias, a fralda pode ficar suja de um pouco de sangue.
Porém, apesar de ser normal surgir um pouco de sangue nos primeiros dias após a queda do coto, o pediatra deverá ser informado se o umbigo continuar sangrando. Nesse caso, poderá ser necessário fazer uma cauterização no local com nitrato de prata.
É importante manter a atenção se a região do umbigo do bebê está muito vermelha ou inchada. Outros sintomas que podem indicar uma infecção são a falta de vontade de mamar, febre e desânimo. Qualquer mudança no comportamento do bebê que possa indicar uma infecção deve ser informada ao médico.