A mulher, com 38 semanas de gravidez, já está à espera do parto, já que o bebê pode nascer a qualquer momento. Deve-se ficar atenta se não está perdendo líquido pela vagina, pois nas últimas semanas a secreção vaginal aumenta muito, o que pode confundir.
Essa observação deve ser feita com atenção porque nem sempre há a ruptura da bolsa de uma única vez, e perder o líquido amniótico, mesmo que aos poucos, pode ser prejudicial ao bebê.
Para saber se isso está acontecendo, o ideal é colocar um absorvente fixado à calcinha e perceber se ele fica úmido rapidamente. Caso tenha a suspeita de que algo não está normal, não hesite em ir ao hospital, principalmente se essa for a primeira gestação.
É muito importante que a mulher ingira muito líquido, para manter-se sempre hidratada, continuar com uma boa quantidade de líquido amniótico e reduzir os inchaços, que são normais nessa fase, principalmente nas mãos, nas pernas e nos pés.
38 semanas de gravidez
Nesse último mês as consultas do pré-natal são realizadas semanalmente, pois há a preocupação de ver a posição do bebê, sua saúde, a quantidade de líquido e acompanhar a pressão arterial da gestante. Pressão alta, dor de cabeça, inchaço exagerado ou ganho de peso muito rápido de uma hora para outra são sintomas de pré-eclâmpsia, portanto, caso tenha esses sintomas, é extremamente importante que a gestante informe ao médico.
Outro sintoma que a gestante pode sentir são as contrações de treinamento, cólicas mais intensas que deixam a barriga endurecida, mas que passam rapidamente. A diferença das contrações de treinamento, também chamadas de Braxton Hicks, e as verdadeiras, são a frequência.
Caso as dores venham em intervalos menores do que 15 minutos, é hora de ir ao hospital, pois você vai perceber que os intervalos vão ficar cada vez menores. O bebê estará realmente nascendo com as contrações acontecendo com intervalos menores de cinco minutos.
Desenvolvimento do bebê
O bebê, com 38 semanas de gravidez, já está completamente formado e pronto para nascer.
Os órgãos já estão amadurecendo e funcionando perfeitamente, com exceção dos pulmões, que estarão funcionando perfeitamente a partir do nascimento, quando o bebê começar a respirar sozinho, ou alguns momentos após, por precisar se acostumar com o trabalho constante. Por isso, é normal alguns bebês sentirem dificuldade de respirar corretamente nos primeiros minutos.
Ele já consegue abrir os olhos, segurar o cordão umbilical com força e, apesar do espaço apertado dentro do útero, ainda tenta brincar de alguma forma.
Como não há mais possibilidade de esticar tanto os membros, as pernas e os braços ficam bem junto ao corpo, e o ideal é que esteja de cabeça para baixo, na posição pélvica, que facilita o parto normal.
Caso não esteja, ainda dá tempo de virar e se encaixar no canal do útero até o momento do parto, se não, é interessante estudar com o seu médico a ideia de realizar o parto através de uma cesariana.
Peso do bebê
Com 38 semanas de gravidez, o bebê pesa cerca de 3kg e mede por volta de 49cm. Caso demore mais alguns dias para nascer, esse tempo servirá para que ele ganhe ainda mais peso.
38 semanas de gravidez são quantos meses?
Essa é considerada a terceira semana do nono mês, portanto, o bebê pode nascer a qualquer momento, pois é considerado a termo, ou seja, já não é mais prematuro.
Entretanto, alguns bebês nascem apenas na 42ª semana, portanto, o ideal é controlar a ansiedade para que o bebê nasça no tempo certo e o mais saudável possível.