O feto com 9 meses já está completamente formado e pode nascer a qualquer momento.
Durante esse mês, ele irá dormir a maior parte do tempo, portanto é normal que a mãe não sinta os movimentos dele com tanta intensidade como antes, e isso também é aliado ao fato do pequeno espaço para movimentação.
É durante essa fase que o bebê ingere o lanugo, que é uma penugem que cobria todo o corpo, e o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que envolvia a pele do bebê como uma camada extra de proteção.
Feto com 9 meses: como estão mãe e bebê?
Tudo que é engolido nessa fase é armazenado no intestino do bebê e forma o mecônio, considerado o primeiro cocô, e que deverá ser expelido durante as primeiras horas de vida.
Com relação a mãe, é durante esse mês que ela enfrenta o maior cansaço físico, devido ao peso e tamanho da barriga, e a dificuldade para dormir, por não conseguir mais encontrar uma posição confortável.
Pode sentir falta de ar, perceber inchaços no corpo, principalmente nas pernas, nos pés e nas mãos e, pelo fato da barriga pressionar a bexiga, também poderá ir constantemente ao banheiro.
Deverá ingerir muito líquido nessa fase.
Hora do parto está chegando
Como o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento, a mulher deve estar atenta caso perceba que está perdendo líquido, pois nem sempre há a ruptura completa da bolsa, e a perda do líquido amniótico pode ser prejudicial para o bebê.
Além disso, caso comece a sentir contrações, deverá monitorar o intervalo e a intensidade das dores.
As verdadeiras contrações acontecem em espaços curtos de tempo, e vão diminuindo a pausa conforme o parto vai se aproximando.
Se notar que as contrações estão acontecendo a cada dez minutos ou menos, é necessário ir o mais rápido possível à maternidade.
Posição do feto com nove meses
Por estar tão próximo do parto, o bebê com nove meses de gestação já não consegue se mover com muita facilidade dentro do útero, devido ao tamanho.
Por conta disso, espera-se que ele já esteja na posição cefálica, ou, seja, de cabeça para baixo, que facilita o parto normal.
Entretanto, ele também pode estar na posição pélvica, que é de cabeça para cima, quando ele está sentado, essa posição não impede que um parto normal seja realizado, entretanto, poderá haver mais dificuldade para que ocorra.
Existe ainda a posição transversal, quando está deitado dentro do útero. Nesse caso, uma cesariana é mais recomendada.
Apesar da dificuldade, ainda existe a possibilidade do bebê virar e se encaixar no canal no útero até o momento do parto.
Tamanho e Peso
Um feto com 9 meses tem em média 50 cm de comprimento e pesa cerca de 3kg.
Entretanto, fatores como a genética, peso da mãe e inchaço do bebê podem fazer com que a criança seja maior, menor, mais leve ou mais pesada.
Isso não influencia no parto do bebê, desde que esteja dentro do peso e altura considerados saudáveis para um recém-nascido.
O importante, nessa fase, é a mãe ficar mais tranquila possível, para que consiga realizar o melhor parto e possa aproveitar esse momento tão importante.