É possível que um cisto no ovário pode ser confundido com gravidez. O motivo para isso acontecer é porque os cistos podem provocar os sintomas semelhantes ao de uma gravidez, como enjoo, náuseas, abdômen inchado e, inclusive, fazer com que o teste de gravidez dê um resultado positivo.
Isso acontece devido à presença de hormônios, que provocam esse resultado incerto. Apesar disso, há maneiras de diferenciar o cisto do ovário de uma gravidez. É que será esclarecido em seguida.
Por que o cisto no ovário pode ser confundido com a gravidez?
Um dos fatores que pode fazer com que o cisto seja confundido com gravidez é que, quando não são tratados, os cistos podem pressionar a bexiga. Isso causa uma pressão que faz com que a vontade de urinar aumente ou que ocorra um desconforto durante a micção. Apesar disso, o aumento do desejo de urinar, na verdade, ocorre ao final da gestação.
Quando se tornam grandes, podem provocar dores, isso por estarem comprimindo os órgãos, assim como ocorre durante a gravidez.
Como os sintomas podem ser confusos, é sempre importante buscar a opinião de um médico o mais rápido possível para tirar as dúvidas. Através de um ultrassom será possível identificar se se trata de uma gravidez ou então de um cisto no ovário. Dessa forma, o médico poderá analisar qual o tratamento deverá ser seguido.
Há sintomas que diferenciam um cisto no ovário de uma gravidez?
Diferente da gravidez, o cisto provoca uma dor na área pélvica e também no abdômen inferior. Essa dor aumenta quando o estômago está cheio. Essa sensação de dor ocorre de forma contínua e é mais notada quando a mulher se movimenta.
Outro sintoma relacionado ao cisto no ovário é a ocorrência de sangramento vaginal, o que não é comum no início da gravidez. Além disso, ter uma sensação de peso na região pélvica ou dores durante a relação sexual também são indícios de cistos.
Como é feito o tratamento do cisto
O cisto ocorre durante a idade fértil da mulher e os sintomas podem desaparecer sozinhos. O tratamento depende do tipo de cisto e também varia de pessoa para pessoa.
O diagnóstico é feito através de exames pélvicos manuais realizados pelo médico. Caso seja encontrada alguma alteração, é então feito um ultrassom para o diagnóstico mais preciso.
A remoção do cisto é feita através de uma cirurgia ou então uma cirurgia laparoscopia. A cirurgia é realizada nos casos onde o cisto apresenta um tamanho mais elevado e quando o tratamento é mais difícil. Já a cirurgia laparoscopia é feita de forma menos evasiva, sendo realizada com 3 ou 4 incisões pequenas.
Por isso, se houver a suspeita de uma gravidez ou então da presença de cisto no ovário, é importante buscar informações com um médico para realizar os exames necessários.