Grávida pode tomar banho de banheira? Descubra!
Algumas coisas simples como tomar um banho de banheira, e que nem pensamos duas vezes em fazer quando não estamos grávidas, tornam-se complicadas depois que descobrimos a gravidez, pois podem ser perigosas tanto para a grávida quanto para o feto.
Ao mesmo tempo em que a gravidez é a fase mais sublime da vida de uma mulher, ela pode também ser confusa, diante dos diversos perigos presentes nas tarefas mais simples.
Afinal, é possível tomar banho de banheira durante a gravidez?
Pode parecer até algo sem importância ter este questionamento, mas não é, e existem maneiras de fazer isto sem causar traumas ao feto nem a grávida.
É possível sim tomar banhos de banheira durante a gravidez, afinal, durante esse período ficamos cansadas e estressadas, além de ter dores nas pernas e nas costas, então nada melhor do que um banho pra relaxar (Estresse na gravidez) .
Mas você vai precisar tomar algumas medidas de precaução durante o banho, pois o feto é bastante sensível a mudanças externas, então não deixe de seguir as dicas que daremos a seguir.
Tome cuidado ao tomar banhos de banheira no início da gravidez
O primeiro trimestre é o período em que os órgãos do seu bebê estão em formação, então todo cuidado é pouco nesta fase da gestação.
Temperatura da água
A temperatura da água da banheira deve estar bem próxima da temperatura do seu corpo, podendo chegar no máximo a 39 graus, pois podem ser causados diversos problemas relacionados a temperatura alta da água como:
- Aumento da temperatura do líquido amniótico, o que é prejudicial ao bebê (É normal perder líquido na gestação?);
- Banhos muito quentes abaixam muito a pressão, e grávidas já tem pressão mais baixa, o que pode levar a desmaios;
- Podem ocorrer abortos e defeitos congênitos no bebê.
Como saber se a água está muito quente
A água está muito quente quanto você:
- Ficar com a pele vermelha pelo contato com ela;
- Se você tiver dificuldades em colocar o pé na água devido à temperatura e;
- Se você começar a suar dentro da água.
Quais as precauções que posso ter?
Um das coisas mais importantes a se fazer é sempre ter um termômetro a mão, para verificar se a água está muito acima dos 39 graus.
Caso entre na água, e mesmo assim sinta que ela está muito quente, mantenha sempre um balde de água fria ao lado da banheira, assim você pode adicionar água sempre que achar necessário.
O mais importante é seguir o instinto nestes momentos, e caso ache que algo está errado, saia da água.
O banho de banheira durante a gravidez não deve ser motivo de preocupação, principalmente se você sabe todas as precauções que deve tomar.
Sabemos que para ter uma gestação tranquila muitas vezes é necessário a grávida tomar um banho de banheira pra relaxar, então siga as dicas que demos que não haverá perigo.