Selecionamos aqui 10 coisas que toda que toda mãe de primeira viagem deve saber para curtir com mais tranquilidade a chegada de seu amado bebê.
A gravidez é, sem dúvida alguma, a época mais marcante na vida de uma mulher.
Mas, com toda a beleza e magia do momento, surgem também muitas dúvidas. E é por isso que separamos essas dicas preciosas para você.
10 coisas que toda mãe de primeira viagem deve saber
Dica 1: Seu bebê vai chorar por tudo e isso é normal. O choro é a única forma de comunicação que ele conhece. Ele vai chorar porque sente fome, sede, calor, frio ou dor. Vai chorar porque quer colo, porque está com sono ou cansado.
Dica 2: Os primeiros meses serão muito, muito cansativos. As noites serão longas e bem possível que seu bebê acorde diversas vezes para mamar. Durante o dia você não terá tempo nem mesmo para se alimentar direito, mas relaxe! São só os primeiros meses, não será assim para sempre e pode ter certeza que daqui a algum tempo você vai sentir saudades de tudo isso; e principalmente do seu bebê cabendo nos seus braços.
Dica 3: Amamentar pode não ser nada fácil e você e seu bebê terão que aprender juntos. Pode ser que machuque, incomode, você pode até sentir um pouco de dor, porém não desanime e insista! Amamentar é um momento único e muito especial, sem falar no bem que faz para saúde do bebê e para a relação mãe e filho.
Dica 4: Crie uma rotina para o bebê. Tenha horários determinados para o banho, para acordar e dormir, para brincar e mamar. Isso facilitará sua vida e de toda a família, além de contribuir para a tranquilidade do bebê.
Dica 5: Para a maioria das mulheres, voltar rapidamente ao corpo que tinha antes da gravidez é praticamente impossível. Portanto, não se cobre demais. Ame o seu corpo e tenha paciência que logo você estará em forma novamente.
Dica 6: Não tenha vergonha de pedir socorro! Qualquer ajuda, por menor que seja, nos primeiros meses, fará uma grande diferença. E quando estiver mais segura, não hesite em deixar seu bebê com alguém de confiança, como avó, tia ou babá, e saia um pouco para se divertir ou namorar.
Dica 7: Não compre muitas roupinhas para seu filho! Bebês crescem rápido e talvez você não tenha tempo de usar todas. E muito menos fique esperando uma ocasião especial para vestir determinada roupa nova. A ocasião pode chegar e a roupa já estar pequena.
Dica 8: Sempre que sobrar um tempinho cuide de você! Faça as unhas, arrume o cabelo, tome um bom banho. Pode não parecer, mas isso fará uma grande diferença na sua vida e na sua autoestima.
Dica 9: Não se esqueça do seu parceiro. Deixe que ele participe da rotina de cuidados com o bebê. Estimular os laços entre pai e filho será ótimo para os dois e de quebra você ganha alguém com quem dividir as tarefas.
Dica 10: Você pode ler milhares de dicas como essas e vários livros especializados, pode assistir documentários e conversar com muitas outras mães, mas no final você perceberá que teoria e prática são muito diferentes e que cada experiência é única. Na dúvida do que fazer diante de tantos conselhos escolha ouvir sua intuição. O coração de uma mãe é sempre a melhor bússola para a felicidade de um filho.