O ibuprofeno é um fármaco da classe dos anti-inflamatórios não esteroides com ação antitérmica e analgésica. Grávida pode tomar ibuprofeno? Faz mal? Confira em nossa matéria!
O ibuprofeno é um dos remédios mais utilizados para resfriado comum, dor de cabeça, dor de dente, dores musculares, dismenorreia, dores articulares e na redução da febre.
No entanto, o seu uso é contraindicado em caso de gravidez e amamentação. Para entender o porquê continue lendo este artigo.
Posso tomar ibuprofeno durante a gravidez?
Grávida pode tomar ibuprofeno? Não.
Este fato foi confirmado através de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm) e publicado na a renomada revista Scientific Reports.
A medicação pode causar danos ao coração e aos rins do feto, a partir do sexto mês de gravidez.
Leia: Medicamentos que causam risco na gravidez
Além disso, constatou-se danos causados especificamente ao feto masculino.
Os pesquisadores concluíram que esta molécula está presente em alguns anti-inflamatórios, como Advil, podendo causar má formação dos sistemas genitais e reprodutivos do feto, a partir dos três primeiros meses de gestação.
Posso tomar ibuprofeno durante o período da amamentação?
O ibuprofeno pode ser tomado durante a amamentação. A Academia Americana de Pediatria define o ibuprofeno como de baixo risco para o aleitamento materno.
O ibuprofeno passa da mãe para o bebê no leite materno em pequenas quantidades. Estudos realizados não reconheceram potenciais riscos para o bebê. Portanto, o ibuprofeno pode ser usado durante a amamentação.
Tome apenas medicamentos prescritos pelo médico e na dosagem indicada.
Dúvida: Ibuprofeno aborta?
Ingerir ibuprofeno em qualquer trimestre da gravidez intensifica os riscos de sofrer um aborto natural.
Cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, constataram através de uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal, que o uso de anti-inflamatórios não esteroides (Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenaco, Rofecoxib e Celecoxib) pouco tempo antes ou durante a gravidez aumenta o risco de um aborto.
Que remédio posso tomar durante a gravidez?
Por sua própria conta, não se deve tomar qualquer medicamento durante a gravidez (Medicamentos que gestantes não podem usar). Toda e qualquer medicação utilizada durante a gravidez deve ser prescrita por um médico. Entre os remédios permitidos são:
- -Dramin B6 ou Plasil: náuseas e vômitos;
- -Riopan ou Mylanta: Azia;
- -Buscopan: Cólicas;
- -Tylenol ou Dipirona: febre, dor de cabeça;
- -Flogoral spray, Tylenol, inalação de solução salina: dor de garganta, tosse;
- -Rinossoro: Nariz entupido;
- -Pasalix ou Maracujá: Ansiedade, nervosismo;
- -Luftal: Gases intestinais;
- -Xyloproct ou Proctoxilodase: Hemorroida;
- -Tamarine ou Metamucil: prisão de ventre.
Portanto, se você está grávida ou amamentando não tome qualquer medicamento sem a orientação do(a) seu/sua médico(a) ginecologista-obstetra ou médico de família. Afinal, há uma vida muito preciosa para você cuidar.