A natação traz inúmeros benefícios ao corpo e à saúde, mas como qualquer exercício é necessário obter as informações necessárias antes de praticar, principalmente quando estamos falando dos bebês.
Natação para bebês
A natação é extremamente benéfica, uma vez que proporciona o estimulo do todas as partes do corpo e movimentos completos. Os bebês, quando estão embaixo d’água, não encontram dificuldade para se movimentar, e nadar significa também muita brincadeira e divertimento. Eles mexem os braços, pernas e aos poucos, conforme vão crescendo, aprendem os princípios básicos do exercício.
Idade correta
A natação é recomendada após os seis meses de idade, pois nesta idade o bebê já possui a maioria dos movimentos, também já tomou a maioria de suas vacinas (2ª dose) e compreende melhor as palavras de estímulo dos pais.
Quanto mais cedo ele começar a fazer natação, mais cedo terá intimidade e ficará relaxado a ponto de aproveitar os momentos.
Leia ainda: Teste do olhinho: para que serve? Quando fazer?
Recomendações
Os bebês devem iniciar as aulas de natação na presença dos pais e de um professor especializado. Apesar da pouca idade, os mergulhos não são recomendados no início. A piscina deve ainda ser limpa e climatizada para evitar contaminações ao bebê.
Crianças que sofrem com alergias, bronquite e rinite podem realizar a atividade, mas é necessário que um médico pediatra faça uma avaliação prévia.
Confira nesse vídeo algumas vantagens da natação para bebês:
Benefícios da natação para os pequenos
A natação é capaz de oferecer benefícios como:
- prevenir problemas respiratórios e fortalecer e aumentar a resistência cardio-respiratória;
- promover noções de espaço;
- estimular o desenvolvimento motor;
- facilitar movimentos como andar, engatinhar e sentar;
- melhorar a coordenação motora;
- fortalecer o vínculo com os pais, que acompanham o bebê durante as aulas;
- promover momentos lúdicos e de muita diversão;
- aumentar o apetite.