No mês de fevereiro, após descobrir com 19 semanas que seu bebê era anencéfalo (sem cérebro), a americana Keri anunciou em sua Rede Social que iria doar todos os órgãos da sua bebê.
O gesto repercutiu nas redes sociais e sensibilizou várias pessoas, que manifestaram apoio à decisão tomada. Mesmo sabendo que sua filha suportaria viver apenas algumas horas, Keri e seu marido Royce escolheram o nome; Eva, que significa vida.
Na época, a mãe fez o seguinte post em suas redes sociais: “Este é o coração perfeito da nossa filha. Ela tem pés perfeitos e mãos perfeitas. Ela tem rins perfeitos, pulmões perfeitos e um fígado perfeito. Infelizmente, ela não tem um cérebro perfeito. Descobrimos recentemente que ela tem anencefalia e é terminal. Enfrentado com opções terríveis, decidimos continuar a gravidez até o termino, então Eva, que literalmente significa vida, pode crescer forte e dar vida a várias pessoas através da doação de órgãos. Esta não foi uma decisão fácil. Durante as próximas 20 semanas, sentirei seu pontapé, ter os soluços e poderemos ouvir seu coração perfeito batendo tudo, sabendo que só teremos algumas horas curtas com ela quando ela nascer. Como você poderia esperar, estamos devastados, mas têm um sistema de apoio incrível com a nossa família, amigos, igreja e médicos. Estamos escolhendo tentar ver os aspectos positivos nessa situação e apreciar o nosso tempo com Eva, e ser grato pelo impacto que ela terá sobre o mundo no curto período de tempo que ela vai gastar nele”, disse a americana.
A história comovente ficou conhecida após o marido de Keri, que é escritor, compartilhar uma carta agradecendo a corajosa decisão de sua esposa.
“Ela é incrível. Ela é notável. Ela é cortada de um tecido diferente, combinando a inteligência, beleza, coragem, tolices, carácter e integridade em uma mulher espetacular. E de alguma forma, ela é minha esposa”, disse Royce Young sobre a decisão de sua esposa.
O casal, que já possui um menino, afirmou que o fato de doar os órgãos de Eva não é a única razão para esperar o parto. “Concluímos que Eva está viva e nossa filha merece conhecer sua mãe e seu pai”, escreveu Royce.
Nascimento
O parto estava previsto para acontecer no dia 7 de maio, mas o nascimento da pequena Eva ocorreu no dia 17 de abril. “Nós dissemos olá e adeus para a nossa doce Eva ontem”, disse o pai da menina. A mamãe Royce fez questão de publicar uma foto onde aparece com a filha nos braços logo após o nascimento. “Ela foi perfeita no seu próprio caminho. Depois, eu vou dividir mais [detalhes] sobre essa inacreditável história”, disse ela em sua rede social.