Durante a gestação, quanto mais natural for a alimentação, melhor. Por isso existem alguns alimentos que a futura mamãe deve manter distância. Veja os 10 alimentos proibidos para grávidas:
Queijos pastosos
Comer queijos maturados como queijo brie, camembert, danish blue e gorgonzola durante a gravidez, pode ser arriscado. Estes podem abrigar uma bactéria denominada Listeria, que tem sido associada ao aborto instantâneo, parto prematuro e morte do bebê.
Você pode comer queijos duros, tais como cheddar e parmesão, mesmo não sendo pasteurizados, pois os queijos contém menos água e a bactéria Listeria tem menos possibilidade de se multiplicar.
Queijos tipo mussarela e o feta podem ser consumidos, desde que sejam produzidos com leite pasteurizado.
Carnes cruas ou mal cozidas
Carnes cruas ou mal cozidas podem abrigar um parasita denominado Toxoplasma e uma variedade de bactérias, sendo assim, devem ser evitadas.
Constam nessa lista também frangos, salsichas e hambúrgueres. Já se você gosta de Sushi ou outro prato com peixe crú, desde que tenham sido feitos com peixes previamente congelados, podem ser saboreados com tranquilidade.
Molhos caseiros para salada
Ovos crus são usados para preparar muitos molhos e temperos, tais como: Caesar salad, maionese, molho holandês e outros. Mulheres grávidas devem consumir apenas as versões industrializadas, pois são feitas com ovos pasteurizados.
Também é preciso ter cuidado com doces preparados com ovos crús, pois apresentam o mesmo problema dos molhos. Por isso, leia atentamente os rótulos das cartelas de ovos, e só comprem os que são pasteurizados.
Peixes
Embora a ingestão de peixes como sardinha, atum, sejam recomendados às pessoas devido ao ômega 3, no período de gravidez é preciso evitar o consumo destes peixes em conserva e filés, pois podem conter altos níveis de mercúrio, que podem prejudicar o desenvolvimento do feto.
Deve ser evitado o consumo de carne de tubarão, cação, peixe espada, salmão sardinha e ter muito cuidado com a ingestão de óleo de peixe e suplementos com este composto.
Patês e pastas de carne
Novamente a ameaça da bactéria Listeria. Evite qualquer tipo de patê, inclusive de vegetais, pois eles podem abrigar esta bactéria.
Frutas e vegetais que não foram pré lavados
Durante a gravidez deve-se comer muitas frutas, verduras e legumes, mas sempre se certificando que foram muito lavados sob a água corrente. O parasita Toxoplasma, o mesmo que pode se abrigar em carnes cruas e mal cozidas, também pode contaminar frutas e vegetais que não foram adequadamente higienizados.
Brotos crus
Existem duas bactérias, Salmonella e E. coli, que podem estar presentes em brotos de bambú crús, e podem causar intoxicação gastrointestinal. Por isso estes brotos só devem ser ingeridos cozidos ou muito bem cozidos.
Leite fresquinho tirado da vaca!
Esqueça! Lembre-se, produtos não pasteurizados podem estar contaminados por Listeria. O mesmo acontece com queijo fresco, manteiga e outros itens “fresquinhos e naturais” que ainda não passaram pelo processo de pasteurização que ocorre na industrialização do produto.
Apesar de alguns alimentos serem mais seguro ao consumo durante a gestação, quando industrializados, é recomendado o consumo de comidas mais naturais sempre que possível, pois além das comidas industrializadas serem pobres em nutrientes, a maioria contem muito sódio. Apesar deste mineral ser importante para o organismo, o excesso pode causar inchaços e aumento da pressão arterial.
Cafeína
Ao mencionar cafeína, logo pensamos em café, mas na verdade outras bebidas também tem cafeína, como é o caso de chás, como o chá verde, chá mate, chocolates, bebidas energéticas e refrigerantes à base de cola.
Para mulheres grávidas, a ingestão de muita cafeína pode resultar em aborto, ou baixo peso ao nascer, que acarreta maiores riscos de saúde do bebê. A quantidade de cafeína como segura é de até 300 mg por dia (o equivalente a 3 xícaras de 240 ml). Dessa forma, para quem não dispensa uma xícara de café, terá que evitar os chocolates, chás e refrigerantes.
Álcool:
Para finalizar a lista dos 10 alimentos proibidos para grávidas nos primeiros meses de gestação, o consumo de álcool é contra indicado mesmo em pequenas quantidades pois ao passar pela placenta, o álcool tem de ser metabolizado pelo fígado do bebê, permanecendo no seu organismo durante algum tempo, e podendo causar: retardo mental, malformações, como alterações no rosto e diminuição do tamanho do crânio, retardo no crescimento, problemas cardíacos, risco do bebê nascer prematuro e fora do peso e aumento do risco de aborto.
A ingestão de álcool durante a gravidez também pode causar a “síndrome do alcoolismo fetal”, que é caracterizada por um déficit de crescimento do bebê dentro do útero e após o nascimento, problemas de fala e raciocínio, diminuição da coordenação motora e problemas de coração.
Estou de tres meses e ja sinto algumas tremidinha do meu bebe tenho 20 anos i estou na qarta gravidez mas perdi um intao tenho duas meninas mais estou achando essa gravidez muito diferente de todas pois tenho muitas náuseas i qase nao como direito i estou muito ansioza pra saber o sexo de meu filho
estou de 8 semanas e 2 dias fiz uma ultra e nao consegui ouvir o coracao do bebe tava muito fraco o medico disse que estava com 98bpm
passou um remedio pra mim tomar de 8 em 8 horas utragestan esse e o remedio ,ele falou que er pra acelerar o coracao do bebe estou muito preocupada essa e minha segunda gravidez a primeira infelizmente eu perdi ,vou retorna sexta feira pra saber se continua do mesmo jeito ou se vai mudar ,to pedindo a Deus que der certo em nome de jesus estou com 22 anos e meu sonho e ser mae e tenho fe em deus que esse e meu bebe milagre
OBS; alguem ja passou por isso ,por favor alguem mim diga alguma coisa