Veja os principais sintomas das 5 semanas de gravidez:
Se até a quarta semana não houve desconfiança ou confirmação da gravidez, na quinta semana os sinais de uma gestação são bem mais evidentes. Além de sintomas como o aumento das dores e da sensibilidade dos seios – em virtude da quantidade de sangue acumulados nesta região –, das náuseas e vômitos, das idas mais frequentes ao banheiro, do leve cansaço e das alterações do humor, o aumento da salivação e os flatos intestinais (gases) tendem a aparecer.
Algumas mulheres costumam ter azia e sensação de queimação na “boca” do estômago. Outras gestantes ainda sentem um gosto amargo ou ácido na boca e na garganta.
5 semanas de gravidez
O crescimento das mamas e o escurecimento dos mamilos também são sinais que aparecem na quinta semana de gravidez. Além da produção do hCG, que dobra a cada dois ou três dias, hormônios como o estrogênio e a progesterona também se elevam provocando estes e outros sintomas e alterações no corpo da gestante.
Leia mais: 6 semanas de gravidez
É importante saber que, na quinta semana de gravidez, algumas gestantes podem sentir dores leves no pé da barriga como se fossem cólicas. Geralmente, elas têm a ver com o crescimento do útero e não oferecem riscos. Mas, se as dores forem muito fortes ou seguidas por sangramento vaginal, o médico deve ser avisado.
5ª semana de gravidez: quanto tempo é?
Tecnicamente falando, a quinta semana de gravidez, calculada pela data da última menstruação (DUM), equivale à segunda semana de gravidez. E representa o início do segundo mês de gestação (de 4 semanas e meia a 9 semanas).
Embriologia da quinta semana de gravidez
Com o embrião medindo cerca de 1 mm, estruturas importantes, como o sistema nervoso central, músculos, ossos, olhos, ouvido, coração e fígado são formadas. O coração começa a se dividir em câmaras, assumindo um ritmo mais regular.
Na quinta semana de gravidez, o tubo neural (que liga o cérebro e a medula espinhal) se fecha. Os membros superiores e inferiores – que mais para frente se tornarão braços e pernas do bebê –, começam a se desenvolver.
Barriga de cinco semanas de gravidez
Para a maioria das grávidas, na quinta semana de gravidez a barriguinha já fica bem saliente. O bebê mede cerca de 1mm e dá aquela “esticada” neste período.
Em virtude da compressão da bexiga pelo crescimento do útero, o aumento da ida ao banheiro é mais frequente. É importante que a mulher observe se a urina está com uma cor normal e se não há dor ao urinar, descartando infecções urinárias. Se isso acontecer, o médico deve ser informado e a patologia tratada.
Outra questão importante a partir das 5 semanas de gravidez é que, por conta da diminuição natural do metabolismo, do cansaço, dos enjoos, das azias e vômitos, muitas gestantes deixam de se alimentar com medo de passarem mal. Isso é um erro. O mais indicado é fracionar a refeição e manter uma alimentação saudável e balanceada.
Lembre-se, nunca tome medicamento por conta própria ou sem indicação médica. Mesmo os para enjoos, vômitos ou azia!