A Nova caderneta da gestante 2016 vem com orientações sobre prevenção das doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, cuidados e tratamentos.
De acordo com o Ministério da Saúde foram impressas mais de 3 milhões de novas carteiras para pré-natal – entregues às unidades básicas de saúde e em outros estabelecimentos do SUS (Sistema Único de Saúde).
Nova caderneta da gestante 2016
O documento é dirigido aos profissionais de saúde, às gestantes e aos esposos, que podem acompanhar de perto todas as informações sobre o desenvolvimento da gravidez, as anotações sobre vacinação e exames, e até sobre as consultas odontológicas das suas companheiras.
“A principal diferença em relação às carteirinhas anteriores são as informações sobre a prevenção contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti e também orientações sobre proteção e tratamento de patologias como a sífilis, que é uma doença sexualmente transmissível, e a sífilis congênita, passada da mãe para o bebê”, conta a enfermeira obstetra, Roseli Duarte, do Programa de Saúde da Família.
Clique aqui para fazer o download da nova caderneta da gestante 2016.
De acordo com ela, “o novo modelo de atenção básica à saúde, principalmente à saúde da mulher, inclui a consulta com a enfermeira padrão, obstetra ou obstetriz. Então, já enviamos a gestante para o médico com uma triagem bem definida. Isso reduz procedimentos e otimiza tempo. Melhorando o bem-estar das gravidinhas”, diz a enfermeira. “A nova carteira deu lugar a essas profissionais, que sempre estiveram presentes na vida das gestantes do SUS.”
Leia mais: Quais os exames do bebê podem ser feitos pelo SUS
Ainda segundo informações do Ministério da Saúde, o principal objetivo da nova carteira é contemplar as diretrizes de boas práticas na assistência ao pré-natal, ao parto e ao nascimento da criança. Trazendo informações seguras e comprovadas cientificamente.
A nova carteira possui uma linguagem simples e objetiva e conta ainda com um espaço para registro da opinião da gestante e do cônjuge sobre as impressões que eles estão tendo em relação a esta fase tão importante para o casal e para a família. Além disso, eles podem anotar as dúvidas na própria carteira. E, caso eles se esqueçam de relatar ao médico, o próprio profissional poderá ler as anotações. O documento conta ainda com informações sobre direitos das gestantes.
Se você está gestante e ainda não tem a nova carteira, baixe aqui a nova caderneta da gestante 2016.