A azia já causa um grande incomodo, e ele é ainda maior e frequente na gravidez, período em que elas se tornam normais.
Como todos os problemas que acometem as mulheres durante a gestação, existem maneiras de prevenir e tratar para aumentar a qualidade de vida, veja a seguir:
O que causa a azia na gestação?
A azia é especialmente frequente na gravidez pois durante os nove meses a gestação fica mais lenta devido a grande quantidade de hormônios liberados – principalmente a progesterona. Outro fatos são os gases que se acumulam no estômago e acabam provocando refluxo até a garganta.
Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação
Sintomas
Os desagradáveis sintomas da azia são sensação de má digestão, queimação no esôfago que chega até a garganta.
Tratamento e prevenção
- Alimentação: a alimentação da gestante que tem azia – ou deseja evitar o problema – deve ser saudável e equilibrada, aliás, esse é o segredo para uma gestação saudável. Evite comer alimentos gordurosos, fritos e ácidos. Os condimentos também não são recomendados.
- Bebidas: as bebidas alcoólicas devem ser banidas durante a gravidez. A mulher deve ainda evitar beber qualquer líquido durante ou logo após as refeições, o que dificulta a digestão.
- Refeições regradas: a gravida deve se alimentar, em pequenas porções, durante todo o dia. Comer muito de uma só vez, ou ficar longos períodos sem se alimentar também causa azia.
- Mastigação: a boa mastigação é indispensável. Ela facilita a digestão inclusive porque estimula a produção de saliva.
- Alimentos ácidos: evite laranja, limão, tangerina, abacaxi, kiwi, acerola, tomate, mostarda e vinagre. Outros alimentos também podem causar azia, são eles maionese, nozes, café, refrigerante e sucos artificiais industrializados.
- Frutas indicadas: algumas frutas ajudam a combater o problema, dentre as quais pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão e banana.
-
Não deite logo após as refeições, também não use roupas muito apertadas na região do estômago.