Conheça mais sobre Ovário policístico – Tratamento natural e confira os remédios feitos de plantas medicinais que previnem a doença.
A SOP (Síndrome do Ovário Policístico) é um desequilíbrio hormonal caracterizado por níveis elevados de hormônios masculinos, como a testosterona em mulheres. Entre os problemas que a doença acarreta está a infertilidade (dificuldade para engravidar).
Alguns sintomas mais comuns que podem indicar ovários policísticos são: menstruação irregular ou ausência de menstruação (amenorreia). Mas há outros sinais como, acne, aumento de peso, crescimento de pelos no rosto e dores na parte inferior do abdômen, entre outros.
Os exames que auxiliam o diagnóstico desta doença é a ultrassonografia dos ovários e exame de sangue. Que devem ser solicitados pelo ginecologista.
O tratamento indicado para quem já tem o diagnóstico, na grande maioria das vezes, costuma ser o uso de pílula anticoncepcional, porque evita a formação de novos cistos.
Ovário policístico – Tratamento natural
Remédios naturais para ovário policístico
“Os remédios naturais mais comuns, não só para ovário policístico, mas também para miomas, infeções urinárias e inflamações no útero são os chás de unha de gato e o de uxi amarelo”, comenta Silene Brito, proprietária de uma farmácia de manipulação e homeopatia. “Eu acredito muito no poder das plantas medicinais. Porém, acho válido aliar o tratamento natural ao convencional. Principalmente quando não se tem o diagnóstico ainda.”
Esses dois chás devem ser preparados e ingeridos separadamente. “De preferência, tome o chá de uxi amarelo pela manhã e o outro à tarde”, sugere a profissional – acrescentando que costumam existir cápsulas dessas duas plantas. Mas, caso a mulher não encontre em sua cidade, faça o chá que o efeito é o mesmo.
Leia também: Chás que gestantes não podem tomar
Geralmente, o modo de preparo vem descrito na embalagem. Caso não, para preparar os dois chás deve-se utilizar uma colher (de sopa) da planta para meio litro de água. O uxi amarelo ou a unha de gato deve ser fervido e depois precisa repousar por dez minutos. É necessário coar.
“Este tratamento caseiro costuma trazer resultados muito positivos”, afirma Silene. “Os chás dessas duas plantas não possuem efeitos colaterais, podendo ser tomado durante muitos dias. Mas é importante sempre avisar seu ginecologista que está fazendo o uso de chás”, aconselha.
O chá de hortelã, de canela, de manjericão, e a semente de linhaça e o óleo de peixe também são produtos naturais indicados para o ovário policístico.
Mas lembre-se! As consultas de rotina são formas de prevenção do ovário policístico de outras doenças relacionadas à saúde da mulher. Por isso, mesmo fazendo uso de medicamentos naturais, consulte um ginecologista no mínimo uma vez por ano. Além disso, a prática de atividade física regularmente e o cuidado com a alimentação trazem equilíbrio ao corpo e a mente e aumentam a sensação de bem-estar.
gente to tentando ja tem uns 1ano e meio todo mundo fala que to nova mas eu quero muito um bebe minha mestrçaao era atrasada mas comersei a tomar uxi e unha de gato ela regulou ja tem 3meses todo dia 20 serinho vem hj e dia 21 ainda nao tem vestigio dela vim to meia ansiosa