Sabe aquela ideia de que grávidas têm que comer por dois? Pois bem, saiba que isso é mito. Confira nessa matéria 7 truques para não engordar muito na gravidez.
De acordo com a nutricionista Cristiane Abreu, durante a gestação é necessário uma oferta maior de energia para suprir as demandas metabólicas da mãe e também para o crescimento adequado do feto. Porém, na maioria dos casos, só é necessário o aumento da oferta de energia após o segundo trimestre de gestação.
“Na gestação ocorre maior absorção de nutrientes. Então é necessário um maior cuidado da gestante quanto à alimentação para evitar o ganho de peso, que pode levar a diversas doenças, como hipertensão arterial e diabetes gestacional”, explica a especialista.
Importância da ingestão de nutrientes como ferro e vitaminas
Segundo Cristiane, durante a gestação, também é necessário um aumento da oferta de proteínas para a formação dos tecidos tanto da gestante quanto do feto. “Todas as vitaminas são necessárias durante a gravidez, mas o ácido fólico merece uma atenção especial, pois é um componente essencial para a formação do tubo neural do feto”, ressalta. “O ideal é a suplementação de ácido fólico alguns meses antes da gravidez e durante o primeiro trimestre da gestação.”
A nutricionista alerta para a mudança da alimentação apenas se ela for pobre em nutrientes e/ou desequilibrada.
Do contrário, deve mantê-la, sempre evitando alimentos com excesso de açúcares e gorduras e os industrializados – pois são ricos em sódio e favorecem o aumento da retenção líquida e, consequentemente, elevam a pressão arterial, entre outros alimentos.
Leia mais: 8 dicas para relaxar na gravidez
“A dica para evitar o ganho de peso em excesso na gestação é manter uma alimentação saudável, variada, rica em nutrientes necessários à mãe e ao bebê. Além disso, ela deve aderir-se à prática de atividade física adequada”, recomenda a nutricionista.
Confira 7 truques para não engordar muito na gravidez
- Alimente-se a cada três horas. Assim, você não chegará à próxima refeição com tanta fome e seu corpo não irá acumular reservas energéticas;
- Coma pequenas porções, aumente o número de vezes das refeições e mastigue bem devagar os alimentos – pois comer rápido pode levar ao sobrepeso;
- Evite o consumo de açúcar (principalmente o presente nos alimentos industrializados como pães, bolos, salgados e biscoitos);
- Consuma leite e derivados porque o cálcio contribui para a saúde óssea da grávida;
- Priorize verduras de cor verde-escura como espinafre e couve, pois possuem ácido fólico;
- Pratique atividade física de baixo impacto e recomendada para gestantes;
- Se possível, consulte um nutricionista. Uma boa orientação profissional é sempre a melhor escolha para a conquista de uma alimentação adequada e para não engordar muito na gravidez.