Confira as principais dicas para melhorar o enjoo da gravidez:
Ele costuma ocorrer ainda no início da gestação e pode perdurar até o quinto mês (ou 18ª semana da gravidez). O enjoo ou a náusea é comum a quase toda gestante, mas não é regra. “Nem toda mulher enjoa ou tem vômito, embora a maioria das grávidas tenha um dos dois sintomas ou os dois”, quem conta é a especialista em Saúde da Família, doutora Sheila Silveira.
Segundo ela, grande parte desses sintomas é ocasionado em virtude do tipo de alimentação, da quantidade de comida ingerida pela gestante e também dos horários longos sem se alimentar. Muitas grávidas com medo de engordar muito ou temendo os enjoos ficam muito tempo sem se comer. O que é contraindicado.
Dicas para melhorar o enjoo da gravidez
“A indicação é reduzir a quantidade de alimento e aumentar o número de vezes ao dia em que a gestante come, pois quanto mais comida no estômago por mais tempo, mais aumentam as chances dos enjoos e até de refluxos”, explica a especialista.
Outra dica bacana é que, normalmente, o enjoo da gestante costuma ocorrer pela manhã. Por isso, é adequado que a grávida tenha sempre uma bolacha de água e sal ou uma fruta ao lado da cama: quando vier a náusea, ela já deve ir mastigando devagar a fruta/bolacha.
Leia mais: Sucos e receitas que ajudam evitar enjoos na gestação
Frutas ácidas como o limão, o abacaxi e o maracujá amenizam a azia e o enjoo, já que possuem ácido fólico (vitamina que estimula a digestão).
Essa é a parte boa em tudo isso: a mudança de hábito é o primeiro passo para minimizar esses desconfortos.
Confira alguns truques que podem amenizar enjoos, vômitos ou refluxos:
1 – Coma pequenas porções e aumente o número de vezes das refeições. O ideal é se alimentar a cada três horas;
2 – Evite ingerir líquido durante as refeições, pois a mistura sólida e líquida é mais propícia ao enjoo porque dificulta a digestão. Opte por tomar o suco, o leite ou o chá antes de comer alimentos sólidos.
3 – Prefira líquidos gelados e sucos naturais;
4 – Evite alimentos gordurosos ou pesados. Algumas grávidas têm intolerância ao leite por conta da gordura, por isso, opte pelo desnatado;
5 – Evite o consumo exagerado de açúcar (inclusive os embutidos em alimentos industrializados como pães, bolos, salgados e biscoitos);
Para fechar, se a gestante tiver muita azia durante o sono, levante a cabeceira da cama, em no máximo 30 centímetros, para evitar o refluxo. Neste caso, utilizar um travesseiro mais grosso muitas vezes não ajuda, pois a ideia é que o estômago fique inclinado e não só a cabeça.
Utilizou algumas das dicas para melhorar o enjoo da gravidez? Comente!
MUITO BOM ESSAS DICAS VOU TENTAR PQ ESTOU COM MUITO VOMITO 🙁