5 dúvidas mais comuns sobre cesarianas

A escolha do parto por cesariana vem principalmente pela comodidade de se agendar o nascimento, sem sustos e correria.

Veja quais são as dúvidas mais comuns das futuras mamães.

1 – A cesárea é segura?

Nenhuma cesariana é 100% segura. Como qualquer cirurgia, possui riscos.

Este tipo de procedimento só deve ser realizado tendo real necessidade e não por opção ou gosto.

2 – Quais as vantagens da cesárea?

  • A mamãe pode escolher a data correta que deseja ter seu bebê;
  • Diminui a tensão da mãe, que se sente mais segura sabendo que o nascimento ocorrerá em um ambiente planejado e dentro do previsto;
  • A duração do trabalho de parto é mais curta;
  • A grávida tem a certeza que seu médico estará disponível naquele dia e horários estipulados;
  • Evita o nascimento pós-termo, onde a duração da gestação se estende às 42 semanas, podendo gerar problemas para o bebê.
Foto: Webmd.com
Foto: Webmd.com

3 – Quais as desvantagens da cesárea quando ela não é necessária?

Mães:

  • Eleva o do risco de infecção, hemorragia, anemias, trombose, morte materna;
  • A recuperação é mais demorada e dolorida que no parto normal;

Bebês:

  • Aumento dos riscos de morbidade-mortalidade, principalmente sobre a maturidade pulmonar;
  • Maior risco de bronco-aspiração das secreções no momento da retirada do bebê do útero,
  • Um bebê retirado do útero não nasce porque foi privado da experiência ativa do momento;
  • O bebê não está pronto para nascer e nem foi avisado biologicamente sobre a hora de sair, ou seja, é um ato considerado para muitos especialistas [não todos] como violência, porque força a saída da criança.
Foto: UmbigoFoto
Foto: UmbigoFoto

4 – É verdade que com a cesárea não se sente dor?

Não. Após o efeito da anestesia existe dor aguda na região do corte. Além disso, há dor quando se movimenta.

No intestino os gases ficam presos devido ao trênsito lento, provocando sensação de cólica. Há também a sensação que a costura pode romper a qualquer movimento brusco.

Leia mais: Quanto tempo dura um parto normal? E uma cesárea?

5 – Quando a mulher pode voltar ao normal?

  • No primeiro mês não pode forçar movimentos que exijam força abdominal;
  • Três meses após o parto poderá retomar as atividades normalmente;
  • Vermelhidão em torno do corte deve ser verificada pelo médico;
  • Corte na cor vermelha faz parte do processo de cicatrização;
  • Se ainda houver dores por esforço, respeite o tempo do seu corpo e pegue leve nas atividades.

Muitas das das futuras mamães tem essas dúvidas quanto ao parto cesáreo.

Conte-nos sobre sua experiência com o parto cesáreo, como foi?

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 19 comentários

  1. Barbara

    Ola fiz uma cesária recentemente meu bebe esta com um 1 mês, de verdade não tenho oque reclamar da cesariana não senti nada antes, durante e nem depois 🙂 meu bebe nasceu dia 24/04 as 8:40 hras da manha no dia 25/04 as 18 horas tive alta, minha recuperação foi ótima com 10 dias apos o parto já estava dirigindo e fazendo todas minhas atividades diárias claro com cautela…

  2. Jessica

    Tive nenê faz dois meses,e meu parto foi cesariana,queria muito o normal, mas não tive contração nenhuma,minha bolsa rompeu e ei já estava com 4 dedos dilatados e não sentia nada,então os médicos optaram pela cesariana.
    Como foi o parto pelo SUS nao tive do que reclamar,porém a recuperação e muito dolorida ,senti dor por bastante tempo.Mas gracas a Deus estamos bem eu e o bebê!!!
    Mas penso em ter outro filho daqui alguns anos e espero que consiga ter Normal, acho menos agressivo e sem contar que e natural.

  3. raquel

    Tive cesária a 4 anos atrás e não sentir nada nem antes nem depois, pelo contrario me sentir super bem mantive o repouso necessário e agora gravida mais uma vez optei novamente pela cesária e não me arrependo de nada continuo sendo mãe do mesmo jeito que uma mãe que ganha seu bebe de parto normal.

  4. cristina

    Olá, tive meu bebê à 3 meses atrás de cesárea porque ele estava sentado, já tive 3 partos normais e com certeza optaria por normal sempre. Até hoje sinto dores e fisgadas no local do corte. Logo depois do parto tive muitas dores por vários dias, sem falar nas ”terríveis” dores por conta dos gases, que realmente são horríveis. Mas tirando esses ”pequenos detalhes”, graças à Deus está tudo certo comigo e meu bebê. Bjos!

  5. Maira

    Minha princesa Lorena, nasceu dia 19/04 por cesariana, por opção minha. Eu estava com edema muito grande e a pressão oscilando bastante. Minha Go disse que teriam que interromper minha gravidez, que não estava fazendo bem pra minha bebê a pressão alta e o edema exagerado. Fiquei em observação durante 12 hrs e a pressão não baixou, então tomaram a decisão de antecipar meu parto, eu estava de 35 semanas e quatro dias. Ás 15:35 de domingo (19/04) minha bebê veio ao mundo, cheia de saúde e foi direto para o quarto comigo. E sinceramente, não tenho do que reclamar da minha cesariana, foi tudo tranquilo, não senti dor nenhuma na recuperação, retirei os pontos e poucos dias depois já nem percebia que tinha um corte cicatrizando. Não troco minha cesariana por nada! 🙂

  6. camila

    Fiz cesária de emergencia com 35+2, passei 1 dia em trab. de parto e não me dei conta, dou mãe de primeira viagem. Bem eu estava esperando uma dor insuportavel como todo mundo fala, mas não senti muita dor. Cheguei na maternidade com 6 de dilatação, mas o medico nao escutou os batimentos da minja filha e para piora minha bolsa estouro e o liquido saiu quase preto. Ache a cesária a melhor coisa do mundo sem dor nenhuma, sai da sala de recuperacao e fuo pro quarto e ja comecei a caminha, sem dor nenhuma, sai do hospital 12h depois, minha filha nao ficou internada nem precisou d ajuda, na proxima quero cesaria d novo, minha filha tem 2 meses ja

  7. Edna

    Olá! Tive parto Cesário dia 10 de maio, dia das mães, devido ao rompimento da bolsa. Não tenho o que reclamar, na verdade, o parto Cesário passou por muitas melhorias, no mesmo dia tomei banho, andei e uma semana depois já estava me movimento com precaução é claro. Não me arrependo, estou tendo uma ótima recuperação e carregarei pra sempre a lembrança da janela que foi aberta pra minha princesa vir ao mundo.

  8. Andrea

    Bom eu tive uma cesariana a 1 ano atrás e não senti nada, claro que após a cirurgia fica dolorido mas suportável… Eu já tive um parto normal a 11 anos e tinha certeza que desta vez seria novamente…mas os planos foram outros…

  9. laiz aparecida de Aguiar brasileiro

    Eu ter nenê outubro eu quero parto normal

  10. Alessandra

    Bom dia!

    Fiz duas cesariana, uma a quase 3 anos atrás e outra a quase um mês e não me arrependo. Ficamos um pouco limitadas no começo, mas depois vida normal.

    Conheci pessoas que fizeram parto normal que não estão com os filhos nos braços, devido a incompetência da equipe que acompanhava e deixaram passar do tempo. Mas com certeza concordo que o parto normal é a melhor e mais segura forma de nascimento. Porém eu tive medo de arriscar fazer o parto normal, porque confio no meu obstetra e não gostaria de fazer o parto com o médico de plantao, que eu talvez nem o conheça. A insegurança me fez optar por cesariana e não me arrependo, meus filhos são lindos e muito saudáveis.

    Abraço!

  11. Sergianny

    Sou mãe de primeira viagem e queria parto normal ….passou do tempo e não sentia nada de dor então com 40 semanas de gestação nascia minha filha por parto cesária em 09 de maio de 2015…. Não senti nada de dor… Mas perdi bastante sangue…fiquei com anemia. Hoje 3 meses depois estou bem. O meu resguardo durou apenas uma semana..depois disse já fazia minhas atividades com cautela lógico. Não tive normal mas recomendo.

  12. Mirelly Lopes

    Minha cesaria foi horrivel.. Alem de ficar 3 dias em trabalho de parto, pq queria parto normal, não tive dilatação e houve a necessidade de fazer cesaria e tive uma pessima recuperação, corte sangrando e saindo pus alem de mta door.. Creio que o normal teria sido melhor

  13. Teo Siqueira

    Eu tive uma experiência muito ruim com a cesária, a anestesia não pegou, tive muita dor antes de tomar a geral sentir tirando o bebê de dentro da minha barriga foi uma experiência horrível. Tive que tomar a geral e acordei 3 horas depois e só vi o meu bebê 11 horas depois. Meu bebê nasceu com problema no coração e veio a falecer um dia depois. Estou gravida novamente após 2 anos e meio do ocorrido. Peço a Deus todos os dias ser normal além de não está com o meu bebê ainda passei pela recuperação da cesariana. Apesar que com 10 dias ja estava fazendo as coisas normalmente em casa com cautela porque é meio dolorido em volta da cesariana. Fiquei muito assustada com tudo e a forma que aconteceu. Cada caso é um caso. Mais não quero passar novamente por uma cesariana.

  14. Silvia Nunes

    Meu parto foi Cesário no dia 7 de março as 20:50,pois só dilatei dois centímetros e meio,passei mau na sala de cirurgia e minha recuperação foi horrível senti muitas dores… Espero que o próximo seja parto normal.

  15. Karoll

    Minha filha nasceu de 39 semanas. E não tive problema algum.não sente nenhuma dor nem antes nem durante nem depois. Minha filha está quase com 1 ano,e não me arrependo de ter feito a cesariana… Eu recomendo o Cesário

  16. Karoll

    Fiz cesariana não me arrependo ,e recomendo,meu parto ocorreu tudo bem,não sente dor nem antes nem durante nem depois,e minha recuperação foi ótima, depende mais do corpo e da opção de escolha.. Pois minha filha está quase com um ano e está saudável e nunca tive problemas..

  17. natalia

    fiz cesariana de emergencia e a experiencia nao foi tao boa assim ,senti dores quando levantava para caminhar e foi muio ruim pois nao dava pra cuidar do meu filho direito ,,tive q fazer porq senti dores eu estava com 39 semanas masmeu colo do utero aindaestva fechado e cordao estav enrolado no pescocinho dele.

  18. Jaqueline

    olá tive meu bebe a dois meses Cesária e foi td perfeito não sentir nenhuma dor durante mas depois uns dois dias meu DEUS doeu muito. queria normal mas não pude pq tinha uma alteração de anti corpo

  19. Cássia oliveira nobre

    Meu segundo parto foi a dois meses cesariana esperava o parto normal pois já tinha minha primeira filha de parto normal mas a segunda filha estava pélvica foi uma surpresa estava com 39 semanas a bolsa estorou e nasceu minha princesa é tranquilo no momento a cesariana mas depois vem os encomodos mas me recuperei super bem com muita ajuda da minha mãe nas tarefas de casa agradeço a Deus por estar ótima e minha mãe que me ajudou muito na recuperação

Deixe um comentário