Uma das primeiras coisas que se aprende durante a gestação é contar o tempo da gravidez por semanas. Porém, esse método confunde a cabeça de muita gente: vai ser normal informar à família e os amigos de que está com tantas semanas de gestação e perceber várias expressões de dúvidas.
Apesar de muitas pessoas acharem mais fácil simplesmente pensar no mês da gestação em que se está, a contagem em semanas tem um motivo muito especial de ser: seu bebe está crescendo tão rápido que não é necessário completar um mês para mensurar o desenvolvimento dele, de uma semana para outra muita coisa acontece.
14 semanas de gestação são quantos meses?
Com certeza é um grande alívio chegar nessa fase, já que o risco de aborto diminui drasticamente após completar o terceiro mês.
Além disso, nessa fase os enjoos diminuem significativamente, o que faz a mulher se alimentar melhor, além de começar a se sentir mais disposta a fazer atividades. Isso porque o corpo já não está mais naquela fase de adaptação à sua nova condição.
14° semana de gravidez – barriga
Isso, é claro, varia de mulher para mulher, mas geralmente no quarto mês a barriga já começa a aparecer e pegar o seu formato característico.
Com isso, talvez já seja necessário iniciar o enxoval da mãe e comprar algumas peças de roupas mais largas e sem elásticos apertados. Além disso, devido ao aparecimento barriga, pode-se começar a ter certa dificuldade para encontrar uma posição perfeita para dormir.
É uma prévia do que virá, mas como a barriga ainda está menor, talvez seja a época ideal para andar bastante, fazer todas as pesquisas sobre as compras para o bebê e outras coisas que deseja fazer e que requerem mais esforço físico.
Não deixe os preparativos para a última hora! Aproveite essa fase de boa disposição, pois certamente o último trimestre de gestação a deixará muito mais cansada.
O tamanho do bebê na 14º semana
No quarto mês de gestação o bebê mede cerca de 15cm e pesa por volta de 200 a 250g. Mas não subestime o seu tamanho, ele já consegue fazer muitas coisas!
Além dos órgãos internos estarem amadurecendo rapidamente, o corpinho está cada vez mais formado e ele passa a ter conhecimento disso: é nessa fase começa a abrir e fechar as mãos, mexer os pés, fazer caretas, dobrar os joelhos e até mesmo chupar o dedo! Além dessa nova fase de autoconhecimento, ele já presta mais atenção o que acontece no exterior, percebe a diferença entre claro e escuro e também as alterações sonoras. Então, pode conversar à vontade com ele, pode ter certeza que o bebê está ouvindo!
Ultrassom com 14 semanas de gravidez
O ultrassom é o exame mais aguardado durante a gravidez, é através dele que a mãe escuta o coração e pode ver o seu bebê (ou bebês), o seu desenvolvimento, o tamanho, seus movimentos graciosos em meio ao líquido amniótico… E claro, se é menino ou menina!
Nas 14 semanas de gravidez, dependendo da posição do bebê, já é possível verificar se é um menino ou uma menina que está a caminho. Caso não seja possível visualizar dessa vez, o próximo ultrassom é o chamado morfológico, que é mais completo e é solicitado pelo médico geralmente entre a 20º e 22º semana de gestação.
Então, caso não seja possível descobrir quem está chegando nessa fase, é só segurar um pouquinho a ansiedade que o próximo exame trará mais uma oportunidade.
Aproveite cada momento, pois para o seu bebê, cada semana é uma descoberta.