10 Semanas de gravidez: Seu bebê tem cerca de 3 cm.
E a instabilidade de humor continua presente na vida da futura mamãe. Para quem veio da nona semana de gravidez (ou anteriormente) com estes sintomas é muito provável que entre para a décima semana se sentindo “uma maluca”. Feliz. Triste. Confiante. Insegura. Gorda demais. Gorda de menos. Anseios. Medos. Náuseas. Enjoos. Incomodam? Sim. Mas são sintomas comuns à maioria das mamães e logo passarão!
10 semanas de gravidez: novos sintomas
Os estudos sobre o porquê desse fenômeno ainda são controversos. Alguns especialistas dizem que isso ocorre porque, na gravidez, a mulher produz mais saliva. Já outros dizem que é porque ela engole menos saliva durante este período.
Embora as gestações durem cerca de 40 semanas (nove meses), tudo passa muito rápido. Por isso, vale aproveitar cada mudança e curtir cada momento! Afinal, você já está na décima semana. Seu bebê já evoluiu bastante e os órgãos sexuais externos dele já estão se definindo. Nas semanas seguintes (13ª ou 14ª semanas) é bem provável que você já possa saber se virá um herdeiro ou herdeira.
Existem exames (de sangue ou de urina) que servem para descobrir o sexo do bebê ainda por volta da 8ª semana. Mas é preciso conversar com seu obstetra, pois alguns procedimentos são invasivos e podem trazer riscos para o bebê.
10ª semana de gravidez: quanto tempo é?
A décima semana de gestação representa cerca da metade do terceiro mês de gravidez, que vai da 9ª semana a 13ª semana e 2 dias.
Calculada a partir da data da última menstruação (DUM), a décima semana de gestação equivale à sétima semana de gravidez, de fato.
Embriologia da 10ª semana de gravidez
Na décima semana de gravidez o embrião mede em torno de 31 mm ou 3,1 centímetros, e pesa 4 gramas (aproximadamente). O cérebro, em pleno crescimento, produz cerca de 250 mil neurônios por minuto. Vários órgãos do embrião já funcionam bem e o sistema nervoso reage a estímulos.
Nesta semana, feições do rosto como, os olhos e o nariz distinguem-se bem das demais feições do feto. Além disso, os dedinhos começam a se separar. Assim como as mãozinhas e outras articulações já estão desenvolvidas e completamente definidas.
Na décima semana, o embrião já tem todos os órgãos, músculos, membros e ossos com que irá nascer. Só precisam amadurecer e se posicionarem. Por exemplo, o estômago, os rins, o coração, os pulmões e os intestinos continuam a se desenvolver e a se posicionar corretamente por quase toda a gravidez.
Vale relembrar que mesmo dentro do útero, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
10 semanas de gravidez: barriga
Arredondadas, pontudas, salientes ou discretas. Na metade do terceiro mês de gestação (10 semanas) muitas barriguinhas já estão à mostra.
Nesta fase, o útero possui o tamanho de um abacate pequeno e preenche quase todo o baixo ventre. Afinal, o fim do primeiro trimestre da gestação já está se aproximando. Para quem é magra, é bem provável que ainda demore bastante para começar a “perder” roupas, em especial calças ou bermudas, mas para aquelas já vinham sentido que a cintura estava se alargando, a tendência é que ela vá desaparecendo gradativamente. Claro, existem casos que a gravidez pouco interfere na cintura da mulher – que ganha o mínimo de peso esperado para uma gestação. Mas, para maioria, ter cintura fina estando grávida é quase impossível.
Calculadora da gravidez
São diversos os fatores que definem o peso da gestante: a alimentação, a idade, a herança genética, a altura, o peso antes da gravidez e o IMC (Índice de Massa Corpórea). Grávidas, saibam que é natural e saudável engordar durante a gestação. No geral, gestantes devem engordam entre 10 e 15 quilos durante a gravidez de um único bebê e até 20 quilos, no caso de gestação gemelar. O ideal é engordar o suficiente para manter os bebês saudáveis e bem alimentados.